Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Semas promove capacitação e avança em nova etapa de construção do Sistema de REDD+

Primeiro dia de treinamento ocorre em dois turnos, visando aprimorar a capacidade técnica para fortalecer o Sistema Jurisdicional no Pará

Por Bianca Leão (SEMAS)
08/12/2025 18h56

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), iniciou nesta segunda-feira (8) a capacitação em Mensuração, Relato e Verificação (MRV) para o seu Sistema Jurisdicional de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+). O treinamento, que ocorre pela manhã e à tarde durante dois dias, visa fortalecer a capacidade técnica dos servidores para o financiamento climático de longo prazo. A formação continuada foi organizada em parceria com o Instituto de Pesquisa da Amazônia (Ipam).

O treinamento é essencial para aprimorar as atividades diárias da Semas

A secretária-adjunta de Gestão de Águas e Clima da Semas, Renata Nobre, ressaltou a importância estratégica da iniciativa. "A capacitação em MRV é o alicerce da nossa estratégia climática. Ao qualificarmos nossa equipe no Padrão ART TREES e nas metodologias mais atuais, garantimos a credibilidade e a robustez necessárias para que o Pará se posicione com segurança e atração no cenário internacional, acessando o financiamento climático e consolidando nossa política ambiental”, informou.

O conteúdo, que inclui a aplicação do Padrão ART TREES e atividades práticas de cálculo da linha de base e emissões, está sendo facilitado pelos especialistas do Ipam Manuela Padilha, Celso Silva Jr. e Edriano Souza.

Funcionamento - Engenheira florestal e analista de Pesquisa do Instituto, Manuela Padilha detalhou o foco prático da capacitação, explicando que "nosso objetivo aqui é trazer conceitos, trazer como funciona o documento, como funciona o padrão, tirar as dúvidas e, principalmente, fazer atividades práticas de cálculo, de como mexer nos softwares, nas plataformas".

A coordenadora de Neutralidade Climática da Semas, Andrelina Serrão, destacou a profundidade técnica do treinamento. “Esta capacitação é fundamental para os servidores que atuam no desenvolvimento do Sistema Jurisdicional de REDD+. Em dois dias, estamos abordando desde a contabilidade e créditos de carbono até o monitoramento de emissões, o uso de plataformas geoespaciais e a alimentação do sistema de informações de salvaguardas do Estado do Pará”, ressaltou.

Aprimoramento - O sociólogo de Análise Ambiental da Semas, Leonardo Figueiredo, participante do treinamento, reforçou o impacto da iniciativa no trabalho diário da Secretaria. “É muito importante que a Semas invista nessas capacitações sobre o MRV. Elas são cruciais para aprimorar os trabalhos que desenvolvemos e, principalmente, para dar a base técnica sólida que precisamos para construir e implementar as políticas públicas, especialmente as ligadas ao Sistema Jurisdicional de REDD+", disse Leonardo Figueiredo.

A conclusão bem-sucedida da capacitação garante que o corpo técnico do Pará esteja apto a gerenciar os processos de certificação e a geração de certificados de emissão reduzida, um passo fundamental para o avanço do Estado nas negociações internacionais e na atração de investimentos em financiamento climático.