Hospital Regional de Santarém registra 3 milhões de atendimentos em três anos
Unidade é referência em mais de 20 especialidades médicas, assegurando consultas, cirurgias, exames e outros serviços, no oeste estadual
O aposentado Adriano Ferreira da Silva, de 66 anos, faz tratamento oncológico no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará, há nove meses. Durante este tempo, ele passou por consultas, exames e sessões de quimioterapia na unidade, e afirma ser sempre muito bem atendido.
"Graças a Deus, todos são maravilhosos, atenciosos com a gente. Não tem nem o que dizer, eles são 100%. O atendimento aqui é ótimo", destacou o paciente Adriano da Silva.
De 15 em 15 dias, ele e a filha, Cristiana Fonseca Silva, saem do município de Uruará, na região sudoeste paraense, para seguir as etapas do tratamento. "Desde o início, eu já percebi a organização. Eu gosto do atendimento. Todos são educados e acho que eles são bem organizados, cada profissional é responsável por uma tarefa, nos setores. Eu acho bem legal. Estão de parabéns. Não tem o que falar do Hospital Regional", ressaltou Cristiana.
Excelência no atendimento - Referência em média e alta complexidade para a população, o HRBA completou neste início de dezembro três anos da gestão, do Instituto Social Mais Saúde no Hospital Regional do Baixo Amazonas, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Entre 1º de dezembro de 2022 e 30 de novembro de 2025, a unidade registrou 3.399.657 atendimentos, entre consultas, internações, cirurgias, exames e pronto atendimento. A estatística também leva em consideração outros serviços, como consultas e sessões multiprofissionais, hemodiálise e procedimentos realizados no ambulatório.
Além dos mais de três milhões de atendimento, a unidade também vem mantendo a certificação de excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA), nível III, que atesta o alto desempenho na segurança e na qualidade do serviço prestado aos usuários. O que reforça a importância da assistência de qualidade ofertada pelo HRBA aos paraenses.
"Ficamos felizes de alcançar esta marca de mais de três milhões de atendimentos nos últimos três anos de gestão. O HRBA é referência no serviço de oncologia, hemodiálise, cirurgias de ponta e presta o melhor atendimento aos pacientes que precisam da nossa unidade. Temos uma equipe totalmente preparada não só para entregar um número expressivo de consultas, exames, sessões e outros procedimentos, mas também e, principalmente, para garantir um atendimento humanizado, focado sempre no bem-estar dos nossos usuários. É pela dedicação e esforço de cada colaborador e profissional que é possível fazer do Hospital Regional essa referência em saúde", comemorou o diretor-geral da unidade, Matheus Coutinho.
Destaques - A unidade oferta atendimento em mais de 20 especialidades médicas e nos últimos três anos realizou mais de 165 mil consultas especializadas e mais de 18 mil cirurgias de média e alta complexidade. Só de exames, foram mais de dois milhões de procedimentos ofertados pelo HRBA neste período.
O hospital é habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e oferece atendimento completo, garantindo assistência geral, especializada e integral ao paciente com câncer, do diagnóstico ao tratamento. Além disso, é o único na região oeste do estado a realizar captações de órgãos e transplantes renais.
Serviço: O Hospital Regional do Baixo Amazonas presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ela funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.
