Pará amplia ações de empregabilidade com renovação do programa "Primeiro Ofício"
Parceria com a Aspas fortalece iniciativas de qualificação, renda e inclusão para a juventude em situação de vulnerabilidade
O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), reafirmou o seu compromisso com a empregabilidade da juventude paraense, ao renovar o termo de cooperação técnica, nesta terça-feira (9), com a Associação Paraense de Supermercados (Aspas), para o fomento da inserção de jovens ao mercado de trabalho.
O Estado atua em parceria com a Aspas ocorre desde 2019 e o programa “Primeiro Ofício” já inseriu no mercado de trabalho cerca de 3.400 jovens, desde a sua implantação.
“A gente não pode esmorecer. Precisamos enfrentar os desafios de cabeça erguida e agarrar as oportunidades da vida. Estou aqui para agradecer a satisfação de renovar uma parceria que transforma vidas de forma concreta todos os dias. Quando falamos de trabalho, falamos de dignidade, falamos de futuro. Quero agradecer pela união entre o governo do Estado, por meio da Seaster, e a Aspas, pois esse programa tem aberto portas para a nossa juventude. O programa 'Primeiro Ofício' oferece uma oportunidade real na vida de milhares de jovens paraenses, e não apenas uma oportunidade, mas o começo de uma nova história. Fico muito emocionada ao ver o programa ganhar vida com novas adesões. Cumprimento e agradeço à Aspas por todo o apoio, não só neste programa, mas no dia a dia. Este é um momento de construção”, enfatizou a vice-governadora Hana Ghassan.
O "Primeiro Ofício" atua de forma assertiva para que as empresas do Estado do Pará ofereçam vagas para jovens entre 14 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade social. O convênio com a Aspas garante que os supermercados associados viabilizem diversas oportunidades, facilitando o ingresso dos jovens no mercado de trabalho formal, com a junção do aprendizado teórico.
O governo do Pará investe maciçamente em mecanismos que proporcionem mais dignidade à juventude com a geração de oportunidades, por meio do Programa "Primeiro Ofício", que prioriza o crescimento profissional dos jovens com qualificações e geração de emprego.
“Eu não tinha experiência e a oportunidade veio na melhor hora. Quero ainda cursar faculdade de Engenharia Mecânica. O programa ajudou também na questão financeira que melhorou bastante, pois gosto do que faço que é atuar como repositor de produtos”, contou o jovem Arthur Andrade, atendido pelo programa.
Com esta iniciativa, até o momento, 89 empresas já receberam o selo "Empresa Cidadã", por sua participação no projeto. A ação combina formação teórica e prática, com contratos de trabalho que podem durar até dois anos. Além de promover a inclusão social e reduzir os índices de violência, o programa reforça a execução da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000).
“Desde 2019, quando fomos procurados pelo Estado para discutir a implantação do programa, temos acompanhado de perto a dedicação dos jovens que participam do 'Primeiro Ofício'. Já temos vários exemplos de jovens que, após concluírem o período no programa, foram efetivados pelas empresas. Isso acontece na minha própria empresa e em muitas outras que já nos relataram o mesmo. Outro ponto importante é que o programa não se restringe à Região Metropolitana: ele alcança todo o Estado. Temos empresas parceiras em diversos municípios, muitas delas pertencentes a associados da Aspas. Quero reafirmar que o governo do Estado pode continuar contando com a Aspas. Novas oportunidades certamente continuarão surgindo para os jovens do 'Primeiro Ofício'”, afirmou o presidente da Aspas, Jorge Portugal.
“O programa 'Primeiro Ofício' é essencial para os jovens que buscam ingressar no mercado de trabalho, por ser uma forma efetiva de transformação de vida. O governo do Estado segue investindo em parcerias com empresas de todo o Pará, e a assinatura de hoje reforça nossa prioridade com o desenvolvimento das pessoas e do próprio Estado, garantindo a geração de emprego e renda. Já alcançamos resultados significativos, com muitos jovens impactados e transformados pelas oportunidades oferecidas pelo 'Primeiro Ofício'”, ressaltou o titular da Seaster, Inocêncio Gasparim.
O evento contou ainda com a participação de representantes da rede supermercadista do Estado, além dos titulares de outras pastas do governo, como Paulo Bengston, Flexa Ribeiro (Gás do Pará), Christiano Lima e a representante da Associação Comercial do Pará (ACP), Elizabeth Grunvald.
Os jovens interessados em participar do programa "Primeiro Ofício" devem enviar o seu currículo atualizado para o e-mail seasterprimeirooficio@gmail.com ou comparecer ao prédio da Seaster/Sine, na Travessa Padre Eutíquio, nº 1078 , bairro Batista Campos, em Belém.
As empresas interessadas em aderir ao "Primeiro Ofício" devem fazer contato com a equipe da Seaster pelo e-mail: primeirooficiopara@gmail.com.
