Cine Líbero Luxardo lança programação especial com clássicos, estreias e filmes premiados
Relançamento de Chaplin em 4K, pré-estreias internacionais e retorno de produções brasileiras marcam agenda que segue até 21 de dezembro
O Cine Líbero Luxardo, em Belém, inicia sua nova programação nesta quinta-feira (11), com a estreia, às 16h15, do clássico de Charlie Chaplin, "Em busca do ouro", filmado em 1925 e restaurado em tecnologia 4K em 2025, exatamente 100 anos depois. A agenda também inclui a pré-estreia do oito vezes indicado ao Globo de Ouro, "Valor sentimental"; o retorno de "O agente secreto"; e as estreias dos longas "Foi apenas um acidente" e "Corações jovens". Neste mês de dezembro, por conta do recesso de fim de ano, a programação regular segue até o dia 21, retornando apenas em janeiro de 2026.
O relançamento do centenário "Em busca do ouro", maior sucesso de Chaplin, traz de volta cenas épicas, centenas de figurantes e até um urso real filmado nas montanhas da Califórnia. A restauração em 4K foi feita pela Fondazione Cineteca di Bologna no laboratório L’Immagine Ritrovata, com materiais da produtora Photoplay e acervos do Arquivo Nacional do BFI, Blackhawk Films, Lobster Films Collection, Das Bundesarchiv, Filmoteca da Catalunha, Museu George Eastman e MoMA.
Ambientado na corrida do ouro no Alasca, no fim do século XIX, o filme acompanha Carlitos - personagem de Chaplin - em sua tentativa de enriquecer como garimpeiro. No caminho, enfrenta nevascas, fome e a parceria improvável com Big Jim McKay, um garimpeiro azarado.
Grande vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2025, "Foi apenas um acidente", de Jafar Panahi, concorre ao Globo de Ouro 2026 na categoria Melhor Filme Estrangeiro, rivalizando diretamente com o brasileiro "O agente secreto". A produção acumula prêmios internacionais, incluindo três vitórias no Gotham Awards - Melhor Filme Internacional, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original - além de uma indicação no Critics Choice Awards.
O thriller político mergulha nas tensões sociais e na vigilância constante no Irã. A trama aborda vingança, moralidade e repressão estatal, acompanhando um grupo de cidadãos que acredita ter encontrado o homem responsável por anos de tortura. Movidos por traumas e pela ausência de justiça oficial, eles organizam um sequestro para confrontá-lo.
À medida que avança, o filme questiona quem realmente controla a situação: o Estado, que alimenta o medo; o grupo, que reivindica sua própria justiça; ou os segredos que surgem enquanto a identidade do suposto torturador se mostra cada vez mais incerta.
O drama belga "Corações jovens", primeiro longa-metragem de Anthony Schatteman, tem 97% de aprovação do público e 90% da crítica no Rotten Tomatoes. Reconhecido por sua sensibilidade e pelas atuações de Lou Goossens e Marius De Saeger, participou de festivais como a Berlinale - onde recebeu “Special Mention” na seção Generation Kplus - e venceu prêmios no Cannes Écrans Juniors, no Zlín Film Festival e em eventos LGBTQIA+.
A história acompanha Elias e seu novo vizinho Alexander, que vivem o despertar do primeiro amor. Entre dúvidas, descobertas e conflitos familiares, Elias tenta lidar com seu turbilhão emocional enquanto busca mostrar a Alexander que merece seu coração.
Retorno de "O agente secreto" e pré-estreia de "Valor sentimental"
Com três indicações ao Globo de Ouro - Melhor Filme de Drama, Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator para Wagner Moura - "O agente secreto" retorna à programação do Cine Líbero Luxardo no sábado (13), às 15h20, permanecendo em cartaz até 21 de dezembro.
O longa acompanha Marcelo (Wagner Moura), especialista em tecnologia que tenta deixar para trás um passado obscuro ao retornar a Recife nos anos 1970. No entanto, reencontra uma cidade marcada por tensões políticas e segredos profundos. O elenco inclui Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho e Roberto Diogenes.
O filme teve destaque internacional: abriu o 34º Festival Biarritz Amérique Latine, na França, e teve estreia mundial no Festival de Cannes, onde venceu quatro prêmios - Melhor Direção (Kleber Mendonça Filho), Melhor Ator (Wagner Moura), Prêmio Fipresci e o Prêmio Art et Essai, concedido pela AFCAE.
Após ser premiado em Cannes, o filme norueguês "Valor sentimental", de Joachim Trier, surge como forte candidato ao Oscar de Melhor Filme Internacional e também integra a disputa ao Globo de Ouro 2026 com oito indicações, incluindo Melhor Direção, Melhor Atriz em Drama e Melhor Roteiro.
A trama acompanha duas irmãs, Nora e Agnes, que reencontram o pai, Gustav, após a morte da mãe. Nora, atriz em crise profissional, recusa interpretar a protagonista do novo filme autobiográfico do pai - um renomado diretor de cinema. Ele então convida Rachel Kemp (Ellen Fanning), estrela de Hollywood, para assumir o papel, reacendendo conflitos entre as irmãs e revelando feridas antigas.
Programação (11 a 21 de dezembro)
11/12 (quinta-feira)
16h15: Em busca do ouro
18h: Foi apenas um acidente
20h: Projeto janelas - você está no caminho certo
12/12 (sexta-feira)
16h20: Corações jovens
18h15: Em busca do ouro
20h: Foi apenas um acidente
13/12 (sábado)
15h20: O agente secreto
18h15: Em busca do ouro
20h: Foi apenas um acidente
14/12 (domingo)
15h: Foi apenas um acidente
17h: O agente secreto
20h: Corações jovens
15/12 (segunda-feira)
15h: O agente secreto
18h: Foi apenas um acidente
20h: Em busca do ouro
16/12 (terça-feira)
15h20: Foi apenas um acidente
17h20: Em busca do ouro
19h05: O agente secreto
17/12 (quarta-feira)
15h20: Em busca do ouro
17h05: O agente secreto
20h: Foi apenas um acidente
18/12 (quinta-feira)
15h: Corações jovens
16h55: Foi apenas um acidente
18h50: Sessão Cult debate Academia no Cinema: Em busca do ouro
19/12 (sexta-feira)
15h: Foi apenas um acidente
17h: Corações jovens
19h: O agente secreto
20/12 (sábado)
15h: O agente secreto
17h55: Em busca do ouro
19h40: Pré-estreia "Valor sentimental"
21/12 (domingo)
15h: O agente secreto
17h55: Foi apenas um acidente
20h: Corações jovens
Serviço:
Cine Líbero Luxardo
Local: Avenida Gentil Bittencourt, 650, Nazaré, Belém
Ingressos: inteira R$ 12 | meia R$ 6
Pagamento apenas em dinheiro.
A bilheteria abre uma hora antes das sessões.
Lotação: 98 lugares.
Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas na sala de exibição.
Texto de Maurício Carvalho/Ascom FCP
