Santa Casa do Pará reúne gestores e pactua metas para 2026 em oficina estratégica
Encontro anual da Oape reforça transparência, celebra resultados de 2025 e projeta novos desafios após certificação internacional nível Platinum
Com o objetivo de avaliar os resultados de 2025 e pactuar as metas para o próximo ano, a Fundação de Misericórdia do Pará (FSCMPA) reuniu cerca de 200 gestores na Oficina de Planejamento Estratégico (Oape). O evento, realizado tradicionalmente na primeira quinzena de dezembro, reuniu coordenadores, gerentes e diretores para alinhar estratégias e fortalecer o planejamento institucional.
Segundo a diretora de Planejamento, Orçamento e Gestão, Walda Valente, a Oape cumpre um papel central na cultura de gestão da Santa Casa. “O principal objetivo da Oape é promover transparência, alinhamento e celebração. É o momento oficial de prestação de contas dos projetos e indicadores pactuados no ano, da pactuação de novas estratégias e do reconhecimento público do esforço coletivo de todos os times”, afirmou.
Para muitos participantes, o encontro também representa um espaço de troca e construção conjunta de perspectivas. O coordenador de cirurgia pediátrica, Eduardo Amoras, destacou o sentimento de união que marcou a edição deste ano. “Quando toda a instituição pensa junto, sonha junto e planeja junto, os resultados aparecem. A partir das metas pactuadas, nascerão cases de sucesso que vão transformar realidades e impactar positivamente milhares de famílias”, avaliou.
Amoras também ressaltou que a oficina reforçou compromissos fundamentais da instituição. “Mais do que uma oficina de planejamento, foi um espaço onde reafirmamos nosso compromisso com o cuidado materno-infantil. Saímos com metas claras e conectadas ao que mais importa: segurança, acolhimento e excelência no cuidado às nossas crianças”, disse. Ele citou, ainda, discussões sobre melhorias nos fluxos cirúrgicos, fortalecimento de protocolos, maior integração entre equipes e investimentos estruturais.
Do ponto de vista institucional, Walda Valente destacou que a Oape mantém papel estruturante na gestão da Santa Casa, consolidando avanços e projetando transformações. Este ano, a instituição celebrou um marco histórico: a acreditação internacional nível Platinum da Qmentum.
“A certificação confirma a maturidade da instituição, a evolução dos processos e o compromisso diário com segurança, qualidade e experiência do paciente. Esse reconhecimento reforça nossa credibilidade e inspira novos desafios”, afirmou.
A edição de 2025 também evidenciou avanços em áreas como transformação digital, sustentabilidade, humanização e ensino e pesquisa - pilares que devem orientar as metas e ações do ciclo seguinte.
