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Policlínica Metropolitana alcança quase 100% de satisfação dos usuários e histórias reforçam a confiança no serviço

Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) é setor responsável por ouvir, acolher e registrar as manifestações do público

Por Governo do Pará (SECOM)
11/12/2025 10h57

A Policlínica Metropolitana do Pará, em Belém, chega ao mês de dezembro celebrando um marco que vai além dos números: a confiança renovada de quem passa diariamente pela maior central diagnóstica do Governo do Estado. Com 98% de satisfação entre pacientes e acompanhantes ao longo do ano, a unidade — gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) — reafirma seu compromisso com o cuidado humanizado e o atendimento de qualidade.

Entre essas histórias está a de Fracilene dos Santos Castro, 26 anos, moradora de Igarapé-Miri. Ela viajou até Belém para realizar uma fibronasolaringoscopia, exame rápido e indolor, feito por otorrinolaringologista, que avalia as estruturas do nariz e da garganta. No retorno à unidade, ela não economizou elogios.

“Tudo organizado, limpo, arrumado. A Policlínica de Belém, todos me atenderam bem, com respeito e dignidade. O serviço foi diferenciado. Gostei e recomendo. Valeu a pena vir de outra cidade para fazer o exame”, relata.

A satisfação de Fracilene se reflete nos dados do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), setor responsável por ouvir, acolher e registrar as manifestações do público. Somente em 2025, homens representaram 59.296 atendimentos, enquanto as mulheres somaram 123.738, equivalente a 68% do total.

Para Cricyla Silva, auxiliar administrativa do SAU, o reconhecimento é resultado de um trabalho cuidadoso. “O SAU é o canal direto entre o usuário e a gestão. Aplicamos pesquisas de satisfação, acolhemos manifestações na sala específica do serviço e buscamos resolver cada situação em parceria com os demais setores. A maioria dos atendimentos envolve dúvidas sobre o fluxo ou relatos do que ocorreu na permanência na unidade — e sempre que possível, resolvemos na hora”, explica.

Depoimentos - Com histórias como a de Fracilene e milhares de outras atendidas diariamente, a Policlínica Metropolitana segue entrando em 2026 com força renovada — e com a confiança do público como seu maior reconhecimento. Durante esse ano, o setor recebeu diversos depoimentos dos usuários. “Eu estava há um tempo sem vir aqui. Hoje me deparei com tudo diferente. Não esperei na recepção, mandaram logo eu subir com minha senha e fui chamada rapidamente. Ótima mudança”, disse a usuária E.S.

“Estou aqui pela primeira vez e fui bem acolhida. Gostei quando vim fazer exames de rotina e nos deram lanche. Muitas pessoas vêm de longe e nem sempre podem trazer algo para comer. Obrigada pelo acolhimento”, reforçou a demandante R.S.

A diretora técnica da unidade, Camylla Rocha, destaca que a Policlínica se tornou referência pela abrangência e pela capacidade de atendimento. “Somos referência para 144 municípios, atuando em baixa e média complexidade diagnóstica. Oferecemos 26 especialidades médicas e cinco não médicas — Enfermagem, Serviço Social, Fonoaudiologia, Psicologia e Nutrição. É um serviço robusto, pensado para garantir acesso amplo e resolutivo aos usuários do SUS”, resume.

Fundada em 13 de janeiro de 2020, a Policlínica Metropolitana se consolidou como um equipamento essencial da Rede Estadual de Saúde. Totalmente 100% SUS, a unidade realiza mais de 45 mil atendimentos por mês, conectando tecnologia, humanização e eficiência.

Para a secretária de Estado de Saúde do Pará, Ivete Vaz, o resultado alcançado em 2025 evidencia o pioneirismo da unidade. “A Poli Metropolitana nasceu com a missão de ampliar o acesso a exames e consultas especializadas em Belém e para todo o interior. Em poucos anos, tornou-se referência e modelo, tanto pela estrutura moderna quanto pela capacidade de acolher e ouvir seus usuários. É um serviço que representa muito bem o SUS que queremos: eficiente, humano e próximo das pessoas”, afirma.

Texto: Roberta Paraense