Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Alunos de Cametá vivenciam cultura maker no Centro de Inovação da Educação Básica

Acompanhados por professores, os estudantes interagiram com várias inovações disponíveis no Ciseb, como programação criativa, robótica e modelagem, e Inteligência Artificial

Por Ivana Barreto (SEDUC)
11/12/2025 16h04

Estudantes e professores da Escola Estadual Abraão Simão Jatene, no município de Cametá, Região de Integração Tocantins, visitaram na manhã desta quinta-feira (11) o Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), localizado em Belém. Durante a visita, o grupo conheceu e interagiu com os ambientes de prototipagem e fabricação digital, cultura maker, programação criativa, robótica e modelagem, e Inteligência Artificial.

Alunos viram de perto novas possibilidades de aprendizagem

O objetivo foi apresentar aos estudantes o trabalho desenvolvido nas trilhas tecnológicas do Centro, permitindo que experimentassem recursos digitais, atividades práticas e se aproximassem de novas possibilidades de aprendizagem.

A estudante Sophia Gaia, da 1ª série do Ensino Médio, destacou a importância da experiência. “Foi uma visita bem interessante, não somente para mim, mas para todos os alunos. Estamos conhecendo coisas novas. Viemos com o intuito de ter novas experiências, e também adquirir conhecimentos sobre robótica para colocarmos em prática na nossa escola”, disse Sophia.

Os estudantes também participaram de um mini torneio, utilizando um tapete de missões Lego, e passaram pelo estúdio para produção de fotos e vídeos.

Alinhamento - O professor Renato Alfaia, que ministra as disciplinas de Geografia e Robótica, ressaltou o impacto pedagógico da iniciativa. “Trouxemos os estudantes para realizarem as trilhas de conhecimento, como a impressão 3D, cortadora a laser, computação criativa e robótica. E isso é muito importante para que possamos continuar as aulas na Escola. Temos que ter sempre esse alinhamento com o Ciseb", informou Renato Alfaia.

O diretor de Inovação da Seduc, Rafael Hady, reforçou o significado do momento para a rede estadual. “É uma alegria enorme receber no Ciseb estudantes e professores de Cametá. O esforço desse grupo, que saiu de madrugada em busca de conhecimento, nos enche de motivação e orgulho. Esse momento mostra a força da nossa rede e reafirma o nosso compromisso. Estamos trabalhando para que todas as escolas do Pará tenham um Ciseb, garantindo oportunidades de aprendizagem e inovação para todos”, acrescentou o gestor.

Cidadania - Instalado na Escola Estadual Marechal Cordeiro de Farias, em Belém, o Ciseb foi idealizado para promover sustentabilidade, fortalecer a cidadania e ampliar as práticas inovadoras na educação pública. O Centro é uma iniciativa do Governo, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e integra a Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, oferecendo ambientes modernos para formação de professores e aprendizagem de estudantes.

A meta do Governo do Pará é implantar Centros de Inovação nas 12 Regiões de Integração do Estado, com unidades fixas e itinerantes. Os espaços serão estruturados em três portes: grande, médio e pequeno, de acordo com a realidade educacional de cada território, garantindo que todos os estudantes tenham acesso às práticas tecnológicas e inovadoras.