Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E EDUCAÇÃO

Pacientes internados no Hospital Regional de Santarém participam de formatura

A parceria da Seduc com a Secretaria Municipal de Educação garante a manutenção do ensino a crianças e adolescentes que residem na unidade de saúde do Estado

Por Gustavo Campos (SECOM)
14/12/2025 08h42

Beca, canudo, certificado e muita comemoração. Tudo como "manda o figurino" para celebrar a formatura de Luan Gabriel Castro, 15 anos, que concluiu o Ensino Fundamental, e vai cursar o Ensino Médio em 2026. Luan é paciente do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do Pará, e está internado na unidade desde 2011. O adolescente tirou fotos com a mãe, professores e profissionais da unidade, registrando mais essa conquista.

Luan comemorou a conclusão do Ensino Fundamental

"Eu estou muito emocionada e feliz. Ele gostou. Ficou muito feliz, e eu só tenho a agradecer ao Hospital por liberar a comemoração de uma etapa tão importante. O Luan gosta de estudar, adora as novidades da escola. E eu quero comemorar todos os momentos com ele", contou Eliana Castro da Silva, mãe de Luan.

A última semana marcou o encerramento do ano letivo para três pacientes do HRBA. Além de Luan, Hanyele Renata Sousa Simões e Miguel Cancio Maciel, 6 e 5 anos, respectivamente, foram aprovados e participaram da formatura do pré-II do Ensino Infantil.

Hanyele com o seu certificado de conclusão

Parceria - Os três vivem no Hospital porque precisam dos equipamentos e da estrutura para manter o tratamento. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santarém (Semed), eles estão matriculados na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Brigadeiro Eduardo Gomes, e recebem os professores semanalmente para ter aulas nos leitos.

"É um trabalho desafiador e muito gratificante. A gente traz o professor até o Hospital, para que ele possa transmitir conhecimento e até mesmo um momento de alegria e descontração para os alunos. Também fazemos vídeos para que eles possam interagir com os estudantes da sala de aula. Esse é um momento maravilhoso. É saber que a nossa Escola cumpriu sua função, trazendo oportunidade para essas crianças e as famílias. Isso não tem preço", destacou a diretora da Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, Maria do Carmo Bernardes.

Miguel também concluiu o Ensino Infantil

Vivência da educação - As aulas são possíveis graças a uma parceria da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) com as unidades de ensino e as secretarias de Educação do Estado (Seduc) e do municípios. Atualmente, o HRBA conta com quatro pacientes moradores em idade escolar, matriculados na rede pública.

"Como política de ensino, nós sentimos a necessidade de fazer com que esses alunos continuem vivenciando a educação mesmo no âmbito hospitalar. Hoje, a gente celebra a coragem, a persistência e a esperança desses pacientes, que têm uma rotina totalmente diferente, e que também a partir do trabalho da nossa equipe multiprofissional conseguem manter esse processo de aprendizagem", informou a coordenadora da DEP, Lia Mara Couto Diniz.

"Faz parte da nossa missão levar educação a essas crianças e adolescentes que fazem tratamento com a gente. Nós temos pacientes que estão no Hospital desde os primeiros meses de vida, e acreditamos muito no ensino como algo fundamental para que eles possam ter oportunidades e experiências. Ficamos muito felizes em poder proporcionar, em parceria com a Escola, mais esse momento especial, que é a formatura do ano letivo de cada um deles. Um momento que, com toda a certeza, vai ficar marcado para os pacientes, familiares e até para os nossos profissionais, que cuidam e acompanham o crescimento de todos eles diariamente", disse o diretor-geral do HRBA, Matheus Coutinho.

Serviço: O HRBA é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 29 municípios, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Funciona na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.