Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E MAGIA

Natal Encantado no Parque da Cidade encanta público com Pastorinha e Coro Carlos Gomes

A programação cultural, promovida pela Secult, continua nos finais de semana, até 6 de janeiro de 2026

Por Amanda Engelke (SECULT)
14/12/2025 20h23
Apresentação da Pastorinha Filha de Sion no Natal Encantado do Parque da Cidade

Atrações culturais envolveram o público no clima de festas e magia neste final de semana, no Natal Encantado do Parque da Cidade, em Belém. A programação é promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Primeira apresentação deste domingo (14), o Grupo Pastorinha Filha de Sion encenou o nascimento de Jesus e outras tradições cristãs. 

Mestra Iracema Oliveira: mensagem de amor e solidariedade

A mestra da cultura popular Iracema Oliveira, líder do Grupo, contou que o espetáculo tem o propósito de levar uma mensagem de amor e solidariedade. “Jesus vem justamente para isso, para abrandar o coração. É tão bonito porque, na verdade, todos nós somos irmãos, e Ele diz ‘amai-vos uns aos outros’. Essa é a mensagem da Pastorinha filha de Sion. Eu tô muito feliz de estar aqui hoje, ainda mais numa programação da Secult, pelo respeito, pelo amor que tem pelo nosso trabalho. E, nesse espaço lindo, gigantesco, a ‘Filha de Sion’ está assim, nas nuvens”, disse a mestra Iracema.

Samira Waleria, intérprete da Mãe de Jesus

A atriz que interpreta a Virgem Maria, Samira Waleria, falou sobre o desenvolvimento que teve nos últimos dois anos integrando o Grupo. “Eu entrei através de uma amiga, que também fazia parte da Pastorinha. Hoje, ela já saiu, mas eu continuei porque gostei. Entrei muito tímida, mas hoje em dia já consigo me soltar mais. A gente aprende até um pouco de canto, também. Tem a parte das viagens, quando vamos pra outros lugares. É fantástico!”, contou a estudante. 

Luciane Noronha explicou que está sempre em busca de atividades diferentes para entreter a filha, que tem 8 anos, e encontrou no Natal Encantado do Parque a oportunidade perfeita para o final de domingo. “Eu tô realmente bem encantada. É a primeira vez que eu venho ao Parque, pra essa programação de Natal, e consegui ver a apresentação da Pastorinha agora. Foi muito lindo!”, disse Luciane. 

Coro Carlos Gomes foi uma das atrações no final de semana

Música para todos - Às 19h, o Coro Carlos Gomes apresentou clássicos da música paraense, como bregas marcantes e canções do Arraial do Pavulagem. A segunda parte do show foi apenas com músicas natalinas.

Maestrina Maria Antonia Jiménez: desejo de coisas boas

“São obras que envolvem quem é cristão, mas quem não é, também. São músicas que trazem aquele sentimento de que o ano tá acabando, que vêm desejar coisas boas para as pessoas, bons pensamentos, coisas positivas. É isso que a gente quer transmitir através da música para as pessoas”, ressaltou a maestrina e fundadora do Coro Carlos Gomes, Maria Antonia Jiménez.

No sábado (13), os shows foram do Quinteto Caxangá e Coral Madrigal da Uepa (Universidade do Estado do Pará).

As apresentações continuam nos próximos finais de semana de dezembro. O Natal Encantado do Parque prossegue até 6 de janeiro de 2026. 

Texto: Juliana Amaral - Ascom/Secult