Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Graesp realiza capacitação para servidores voltada para as operações de segurança aérea

Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) foca no alinhamento de procedimentos das missões aéreas, considerando os pilotos e toda a tripulação

Por Walena Lopes (SEGUP)
16/12/2025 12h14
Em Belém, na manhã desta terça-feira (16) o seminário 'Safety Day Graesp' prestigiado pelos pilotos

O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), realizou na manhã desta terça-feira (16) o seminário “Safety Day Graesp”. O evento acontece todos os anos, e objetiva debater práticas de segurança e manutenção voltadas aos pilotos e a todos os integrantes da tripulação que participam das missões áreas de segurança pública e atendimento a comunidade.

A iniciativa busca preparar os servidores para o enfretamento de eventuais situações de risco, por meio de procedimentos adequados e de verificação ao pré-voo. Mais de 60 servidores participam da capacitação, realizada no auditório do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

“Todos os anos, é de suma importância que aconteça esse encontro entre os agentes de segurança que atuam no Graesp, assim como, abrimos oportunidade para outras instituições que também atuam, ao longo do ano, em missões no espaço aéreo do estado, atendendo não apenas as necessidades de segurança pública, mas também de atendimento à saúde pública, em serviço à comunidade. Nossos pilotos passam por qualificações de forma rotineira, pois é preciso total atenção quando se trabalha embarcado em uma aeronave estando expostos á riscos, e para isso, esse momento de alinhamento das boas práticas é fundamental a todos os envolvidos”, disse o secretário de Segurança Pública em exercício, coronel Pm, Ed-Lin Anselmo. 

Durante o evento, foram realizadas três palestras que abordaram temas como; a Importância do Gerenciamento de Cabine em Operações Aéreas, a Influência da Manutenção das Aeronaves em Acidentes Aeronáuticos e os Impactos dos Fatores Humanos na Comunicação e na Cultura de Segurança da Organização. A iniciativa tem como finalidade dar continuidade ao processo de capacitação dos servidores, dos mais novo ao mais experiente, alertando sobre os cuidados e as medidas necessárias que devem ser adotadas ao embarcar em uma missão dentro de uma aeronave, em prol da segurança de todos que compõem a tripulação, conforme destacou o coronel PM, Armando Gonçalves, diretor do Graesp.

Diretor do Graesp, cel. PM Armando Gonçalves: "Nosso foco é agir antes que qualquer incidente aconteça", destaca ele.

“A finalidade deste evento é elevar novamente o nível de alerta dos servidores quanto à manutenção, supervisão e gestão no momento do voo. Sabemos que, com o passar do tempo, há uma tendência de baixar a guarda em relação aos perigos aos quais estamos expostos ao embarcar em uma missão. Nosso foco é agir antes que qualquer incidente aconteça, preparando nossos servidores para as diversas situações às quais possam ser submetidos, considerando que o Graesp possui um ritmo de missões bastante elevado e para nível de voo bastante elevado”, completou.

As palestras também visam relembrar as responsabilidades exigidas de todos os componentes que integram uma missão, tendo em vista que a segurança de um voo vai além da atuação do piloto, envolvendo todo o entorno, bem como os setores de mecânica e logística que também fazem parte das operações aéreas e que são de suma importância para os bons resultados obtidos.

Resultados

Ao todo, o Graesp atendeu 104 municípios do Estado do Pará e oito de outros estados da Federação, atuando em 16 operações policiais, além de ações humanitárias e de transporte de pessoas em missões de segurança pública.

Para o coronel Vinícius Vidal, participante do evento, o momento reforça a importância da boa relação entre todos os profissionais envolvidos em uma missão aérea.

“É de suma importância que todas as partes que compõem a logística de um voo ,do piloto ao mecânico, tenham esse entendimento, visando à fluidez da tripulação no momento da missão, seja ela de resgate ou transporte. O foco central é a segurança das pessoas que estamos protegendo e a nossa também, para que possamos retornar para casa em segurança.”

Além dos servidores do Grupamento Aéreo, o evento contou com a participação de representantes da Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sespa), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - Censipam, Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu), Marinha Brasileira e Ministério da Defesa.

Texto de Rubens Alves, com supervisão de Walena Lopes / Ascom Segup