Estudantes da rede estadual são premiados no 4º Concurso de Redação do projeto “Justiça na Escola” do TJ
Cerca de 120 estudantes da 2ª série do ensino médio de três escolas estaduais participaram do projeto
Estudantes da rede estadual foram premiados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) durante o 4º Concurso de Redação do projeto “Justiça na Escola” – Especial COP30, iniciativa que aproxima o Judiciário da comunidade escolar e promove reflexões sobre temas de grande relevância social. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira, 16, no salão nobre do Tribunal.
Cerca de 120 estudantes da 2ª série do ensino médio das escolas estaduais Marechal Cordeiro de Farias, Albanízia de Oliveira Lima e Lauro Sodré participaram do projeto, que teve início em março deste ano.
Para a diretora da Escola Estadual Marechal Cordeiro de Farias, Trícia Amoras, a iniciativa fortalece o protagonismo juvenil. “É uma participação valiosa para cada estudante e para a própria escola, porque é a oportunidade de expandir o protagonismo juvenil. Eles se sentem valorizados e contemplados. Essa parceria da escola com o Tribunal de Justiça já vem dando certo há algum tempo e permite que os alunos projetem seus sonhos de vida a cada participação e a cada ação que o TJ promove junto à escola.”
Ao longo do projeto, os estudantes participaram de palestras e debates sobre meio ambiente, fake news, cyberbullying e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de vivenciarem a prática do júri simulado, no qual atuaram como jurados, juízes, promotores, advogados e testemunhas em casos hipotéticos. O percurso formativo foi concluído com o concurso de redação, que premiou os melhores textos e suas respectivas escolas.
O secretário de Administração do TJPA, Maurício Crespino Gomes, destacou a importância de aproximar o Judiciário da sociedade desde a formação dos jovens.
“Trazer os estudantes para conhecer um pouco do dia a dia do Judiciário é fundamental. O Judiciário tem a missão de estar cada vez mais próximo da sociedade, mostrando sua atuação e o benefício que entrega como serviço público. Essa vivência forma adultos mais conscientes de seus direitos e deveres, contribuindo para uma sociedade mais justa, igualitária e desenvolvida.”
Destaques do júri simulado - Durante o júri simulado, realizado ao longo do ano nas escolas, estudantes também foram reconhecidos pelo desempenho e envolvimento. O prêmio de melhor desempenho foi concedido aos estudantes:
Daniele Vitória dos Santos, no papel de promotora – Escola Albanízia de Oliveira Lima
Yan Silvia do Nascimento, no papel de promotor – Escola Lauro Sodré
Arthur de Aquino dos Anjos, no papel de testemunha – Escola Cordeiro de Farias
Premiação do concurso de redação - Os três melhores textos do concurso de redação foram:
1º lugar – Robert Eduardo Queiroz, da Escola Albanízia de Oliveira Lima
2º lugar – Arthur Alves Paixão e Silva, da Escola Lauro Sodré
3º lugar – Daniele Vitória dos Santos, da Escola Albanízia
Vencedor do concurso, o estudante Robert Eduardo Queiroz celebrou o reconhecimento e a experiência vivida. “Estou muito feliz por ser premiado e, principalmente, por ter participado desse projeto, que foi muito importante para mim e para todos os alunos. O tema sobre o meio ambiente foi super necessário, ainda mais no momento que o nosso estado viveu. Esse projeto me ajudou a entender o quanto nós, jovens, somos importantes no combate às emergências climáticas.”
Premiada em dose dupla, a estudante Daniele Vitória dos Santos, da Escola Albanízia, celebrou as conquistas. “Eu me sinto eufórica, muito feliz. Não esperava receber duas premiações no mesmo dia. É um grande reconhecimento do meu esforço, principalmente porque tenho dificuldades de concentração. Essa premiação mostra que todo o esforço vale a pena.”
Com a conquista do primeiro lugar, a Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima também foi premiada, Representando a unidade, a professora de Redação e Língua Portuguesa, Sueane Freitas, ressaltou a relevância da iniciativa.
“É um projeto fantástico porque aproxima os alunos do Poder Judiciário, que muitas vezes parece distante. Além disso, promove a reflexão sobre questões sociais importantes. Este ano, com o tema das questões climáticas e a inovação do júri simulado, os estudantes ficaram ainda mais motivados.”
Criado pelo TJPA em 2022 e institucionalizado pela Portaria nº 2.831/2022, o projeto “Justiça na Escola” é conduzido pela Divisão de Biblioteca do Tribunal e tem como objetivo aproximar a Justiça da comunidade escolar, promovendo educação cidadã e reflexões sobre temas de grande impacto social.
