Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SALVAMENTO

Em Santana do Araguaia, Polícia Militar salva criança que caiu em poço

Sargento entrou no poço para resgatar a vítima, que apresentava sinais de afogamento; criança e policial foram levados ao hospital

Por Edson Costa (PMPA)
16/12/2025 20h24

Na tarde desta segunda-feira (15), uma equipe da 30ª Companhia Independente de Polícia Militar (30ª CIPM) protagonizou um resgate dramático em Santana do Araguaia, no sudeste do Pará. Os militares estavam na Delegacia de Polícia Civil do município quando foram surpreendidos por um homem em desespero que informou que uma criança havia caído em um poço e corria risco de afogamento.

A guarnição se deslocou com urgência até o endereço informado. Ao chegarem, os policiais constataram que a criança estava dentro do poço, com sinais de afogamento, exaustão e risco iminente de morte.

Diante da gravidade da situação, o 2º Sargento Luiz Carlos Alves França desceu ao poço para resgatar a criança. Enquanto isso, os soldados Aragão e Viana improvisaram um equipamento do tipo “cadeirinha” com uma corda encontrada nas proximidades.

O fundo do poço apresentava instabilidade e risco de desabamento, o que aumentou ainda mais o perigo da operação. Apesar disso, o resgate foi bem-sucedido.

Após o salvamento, tanto o sargento quanto a criança apresentavam sinais vitais instáveis e precisaram ser encaminhados ao Hospital Municipal de Santana do Araguaia.

O comandante da 30ª CIPM, Capitão Campos, destacou a atuação dos policiais: “Como a PMPA se empenha ao máximo e sempre está presente na comunidade, acaba assumindo responsabilidades que não são suas para atender às necessidades da população, como nesse caso de salvamento. Os policiais vinham de uma comunidade distante para apresentar uma ocorrência na delegacia, mas, ao serem acionados pela mãe da criança, não mediram esforços para salvar uma vida.”