Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Sectet certifica 192 alunos em cursos de Informática e Robótica na Eetepa Anísio Teixeira

Formandos concluíram capacitações que fortalecem a educação tecnológica e a qualificação profissional no Estado

Por Bruna Ribeiro (SECTET)
17/12/2025 16h47

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), por meio da Escola de Educação Tecnológica do Pará (Eetepa) Professor Anísio Teixeira, certificou, nesta quarta-feira (17), 192 alunos nos cursos de Informática Básica, Informática Avançada, Programação e Robótica. 

A certificação ocorreu no Laboratório Maker da unidade e contou com a presença do secretário-adjunto da Sectet, Keynes Silva; da vice-diretora Administrativa da Anísio Teixeira, Leda Nunes, e do corpo técnico do Amazon Maker (coordenadora-geral, Sandra Siqueira; coordenador de sala, Márcio Kennedy; instrutores Haroldo Piteira e José Renato e do apoio administrativo Elivaldo Tavares).

O Laboratório Maker é um espaço voltado à prática de habilidades inovadoras, ao estímulo à criatividade e à aplicação de conhecimentos nas áreas de tecnologia, robótica e inovação, contribuindo diretamente para a qualificação profissional de estudantes que buscam inserção ou ascensão no mercado de trabalho. 

De acordo com o secretário-adjunto da Sectet, Keynes Silva, a certificação representa o fortalecimento da educação profissional e tecnológica no Pará. “A Eetepa Professor Anísio Teixeira vem desenvolvendo um trabalho de excelência, com compromisso na formação técnica e cidadã dos seus estudantes. Celebramos hoje a certificação de 192 alunos em um espaço que amplia o acesso a tecnologias de ponta e conhecimentos alinhados às profissões do futuro, como inteligência artificial, impressão 3D e, especialmente, a robótica. É um momento significativo para a comunidade escolar e para o desenvolvimento da educação tecnológica no nosso Estado”, destacou.

A vice-diretora administrativa da Eetepa Professor Anísio Teixeira, Leda Nunes, ressaltou que a certificação simboliza o resultado de um trabalho coletivo e contínuo da instituição. “Esse momento representa o esforço conjunto de gestores, professores, instrutores e técnicos comprometidos com uma educação pública de qualidade. A certificação desses alunos reafirma o papel da escola técnica como espaço de oportunidades, inclusão e transformação social, preparando nossos estudantes para os desafios profissionais e tecnológicos da atualidade”, enfatizou. 

Entre os formandos, o aluno Anthony Gabriel Costa, que concluiu os cursos de Informática Avançada e Robótica, ressaltou a importância da experiência vivenciada no Laboratório Maker para sua trajetória acadêmica e profissional. “Foi uma experiência transformadora. Tive contato direto com tecnologias que antes pareciam distantes e desenvolvi habilidades que farão diferença no meu futuro profissional. Essa certificação representa não apenas aprendizado técnico, mas a certeza de que estamos sendo preparados para os desafios do mercado de trabalho”, afirmou.

A concluinte Ádria Lago, certificada nos cursos de Robótica e Informática Avançada, destacou que a formação representa um passo importante para o seu desenvolvimento profissional. Segundo ela, os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas ampliaram sua visão sobre tecnologia, programação e soluções inovadoras, áreas cada vez mais exigidas pelo mercado de trabalho. “Acredito que esses cursos vão impulsionar minha carreira no futuro, abrindo novas oportunidades e me preparando melhor para os desafios profissionais que virão”, destacou.

A aluna Karen Sousa, do curso técnico de Recursos Humanos, também certificada em Informática Básica, Informática Avançada e Robótica, destacou que a formação contribuiu para o desenvolvimento de competências além da sala de aula. “A experiência fortaleceu habilidades como comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas. Essa certificação amplia nossa visão sobre inovação, tecnologia e as novas exigências do mercado de trabalho”, pontuou.

Os cursos do Laboratório Maker também são ofertados nas escolas técnicas onde o espaço é voltado para que os alunos pratiquem suas habilidades inovadoras e coloquem em prática seu conhecimento no campo.

A coordenadora-geral do programa Amazon Maker, Sandra Siqueira, salientou a importância da inovação nos cursos ofertados. “Trabalhamos diretamente com modelagem e impressão 3D, além da robótica, que são eixos emergentes do mercado de trabalho. É uma introdução pensada para impactar a vida dos alunos e possibilitar que sigam uma carreira, tanto os que ainda estão em formação quanto aqueles que já atuam profissionalmente”, explicou.

Texto: Carla Couto – Ascom Sectet