Mundial de Clubes de Vôlei emociona torcedores e transforma o Mangueirinho em palco de festa
Segundo dia da competição em Belém reúne grandes nomes do vôlei internacional, destaca a estrutura do ginásio e encanta público local, atletas e familiares de jogadores
O segundo dia do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino, realizado na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, vem movimentando e emocionando torcedores do Pará, do Brasil e do mundo, em Belém. Entre os presentes que vibraram intensamente na manhã desta quarta-feira (17) estava Levi de Souza, pai do atleta Wallace Souza, do Sada Cruzeiro, que elogiou a recepção e a grandiosidade do ginásio.
O Mundial de Clubes é promovido pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e conta com o apoio do governo do Pará.
Mineiro e torneiro mecânico aposentado, Levi destacou a emoção de acompanhar o torneio na capital paraense e ressaltou a estrutura do Mangueirinho. “A emoção é grande, apesar de ele não estar jogando, porque passou por uma cirurgia no joelho, mas a gente sempre acompanha o time, independente de o atleta estar em quadra ou não. Gostamos de torcer, gostamos do Cruzeiro. É a nossa primeira vez em Belém, estamos conhecendo a cidade e gostando muito. O ginásio me surpreendeu: excelente, bem estruturado e climatizado, o que faz toda a diferença para quem vem de fora. Está muito agradável”, afirmou.
O oposto Wallace Souza passou por uma cirurgia bem-sucedida no joelho direito em outubro deste ano, para correção de uma lesão na cartilagem, o que o afastou temporariamente das quadras. Em recuperação, o atleta não pôde integrar a delegação do Sada Cruzeiro no Mundial disputado em Belém.
Dentro de quadra, o Sada Cruzeiro se recuperou da derrota na estreia e venceu o Swehly, da Líbia, por 3 sets a 0, com parciais de 25/16, 25/11 e 25/21, na manhã desta quarta-feira (17). A equipe mineira segue na disputa por uma vaga nas semifinais e decide a classificação nesta quinta-feira (18), diante do Perugia, da Itália.
O time italiano lidera o grupo de forma invicta, com duas vitórias e seis pontos. Na partida da tarde desta quarta, que teve início às 13h, o Perugia derrotou o Osaka Bluteon, do Japão, também por 3 sets a 0, com parciais de 25/10, 25/19 e 25/19.
Ao longo da tarde, a animação continuou tomando conta das arquibancadas, com torcedores celebrando a oportunidade de acompanhar de perto o Mundial de Clubes e de ver grandes nomes do vôlei internacional em solo paraense, reforçando o clima de festa no Mangueirinho.

A jovem Mariana Silva, falou da experiência de acompanhar o Mundial. “Essa experiência está sendo maravilhosa, porque trazer o Mundial para a nossa cidade é o momento único e importante. Como admiradora do vôlei e fã, não poderia perder essa oportunidade na nossa cidade, porque é demais, o evento está incrível. Além da estrutura toda do Mangueirinho, que oferece um suporte muito bom para a gente poder presenciar um evento como esse”, disse a jovem Mariana Silva.
Já o atleta de voleibol Gilberto Santos, destacou a oportunidade para os atletas paraenses da modalidade ver de perto os atletas de alto nível. “É uma oportunidade única para nós, que somos amantes do voleibol aqui de Belém do Pará, poder prestigiar um evento de nível internacional, que é a primeira vez que acontece no Norte do País, com uma estrutura de ginásio totalmente refrigerado, que favorece os atletas. A cada momento é um prazer imensurável conseguir ver os maiores levantadores do mundo. As maiores estrelas de voleibol, os atacantes como seleção japonesa, time italiano. Pra nós é algo indescritível. Conseguir descrever o nível de qualidade técnica que nos demonstra em quadra”, disse o atleta de voleibol.
Próximos jogos desta quarta-feira (17)
17h - Al-Rayyan x Zawiercie
20h30 – Praia Clube x Vôlei Renata/Campinas
Uma nova vitória pode garantir a classificação antecipada do time do Praia Clube às semifinais, marcadas para sábado (20). A grande final está prevista para domingo (21).
Formato da competição
O Mundial de Clubes de Vôlei Masculino 2025 é dividido em dois grupos, com quatro equipes cada. As disputas acontecem em sistema de pontos corridos até quinta-feira (18). Os dois melhores colocados de cada grupo avançam às semifinais.
Grupos da competição
Grupo A
Vôlei Renata/Campinas (Brasil)
Praia Clube (Brasil)
Al-Rayyan (Catar)
Warta Zawiercie (Polônia)
Grupo B
Sada Cruzeiro (Brasil)
Perugia (Itália)
Osaka Bluteon (Japão)
Asswehly (Líbia)
Tabela da primeira fase
16 de dezembro
10h – Cruzeiro 0 x 3 Osaka
13h – Perugia 3 x 0 Asswehly
17h – Al-Rayyan 0 x 3 Praia Clube
20h30 – Vôlei Renata/Campinas 2 x 3 Zawiercie
17 de dezembro
10h – Cruzeiro 3 x 0 Asswehly
13h – Perugia 3 x 0 Osaka
17h – Al-Rayyan x Zawiercie
20h30 – Vôlei Renata/Campinas x Praia Clube
18 de dezembro
10h – Cruzeiro x Perugia
13h – Asswehly x Osaka
17h – Praia Clube x Zawiercie
20h30 – Vôlei Renata/Campinas x Al-Rayyan
Belém é a quinta cidade brasileira a sediar o Mundial de Clubes de Vôlei Masculino. Antes, o torneio passou por São Paulo, Betim, Belo Horizonte e Uberlândia, reforçando a relevância do Brasil no cenário internacional da modalidade.
