Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HISTÓRICO

Pará atinge marca histórica de apreensão de 16 toneladas de drogas em 2025, com ação no Marajó

Operação da Base Fluvial Antônio Lemos retira cerca de uma tonelada de entorpecentes das rotas fluviais

Por André Macedo (SEGUP)
17/12/2025 18h12

A estratégia das Bases Fluviais desenvolvida pelo governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), segue apresentando resultados consistentes no combate ao narcotráfico. Nesta quarta-feira (17), a fiscalização integrada da Base Fluvial “Antônio Lemos”, situada em Breves, no Marajó, apreendeu, de uma só vez, cerca de uma tonelada de entorpecentes. A droga estava escondida em um caminhão baú e tinha como destino a capital paraense.

A droga foi localizada no compartimento baú de uma carreta transportada em uma balsa, acoplada ao empurrador de uma empresa particular.  A embarcação, que havia saído de Manaus com destino à Belém, conduzia a carga suspeita que foi inspecionada com o apoio do cão farejador “Black”, do Batalhão de Ação com Cães (BAC) da Polícia Militar, que sinalizou a presença dos entorpecentes.

Após indicação do cão farejador, os agentes iniciaram as buscas, que confirmaram a carga de 24 sacas pesando 45kg cada uma, totalizando 1.080 kg de entorpecentes similar a skank. O material e o caminhão foram apresentados as autoridades competentes.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social em exercício, coronel PM Ed-lin Anselmo, destacou o avanço das ações estratégicas no combate ao crime organizado na região. “As apreensões significativas refletem o compromisso inabalável e a intensificação dos esforços das nossas forças de segurança, que estão, cada vez mais, preparadas e equipadas para proteger nossa sociedade contra o flagelo do narcotráfico”, enfatizou.

Apreensão histórica

Com a apreensão realizada nesta quarta-feira (17), o Pará chega à marca de 16 toneladas de apreensão de entorpecentes em 2025, já superando em 20% o ano completo de 2024, que, em doze meses representava, até então, a maior apreensão de drogas na história do Pará, com mais de 13 toneladas.

Em seis anos e onze meses de novas estratégias voltadas aos rios do Pará, aliadas a um trabalho integrado e contínuo, o Pará conseguiu realizar a apreensão de mais de 66 toneladas de drogas, demonstrando a eficiência que as ações de segurança adotadas, desde o início da gestão, estão no caminho certo.

Bases Fluviais -  A estratégia das Bases Fluviais Integradas é um dos pilares da política de segurança pública do governo do Pará, desenvolvida para combater o crime organizado e as atividades ilícitas no vasto e complexo sistema hidrográfico do Estado.

As bases são estruturas de segurança pública flutuantes, instaladas em pontos estratégicos dos rios paraenses, que servem como centros de comando e patrulhamento. A principal característica é a integração de diversas forças de segurança:

As ações desencadeadas visam essencialmente retomar o controle das rotas fluviais, que são historicamente usadas para o escoamento de materiais ilícitos na Amazônia. Os principais focos são: combate ao narcotráfico; crimes ambientais; e fiscalização, coibindo o contrabando e descaminho.