Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças completa 52 anos de história
Unidade estratégica para a Polícia Militar, o Cfap forja a doutrina, a disciplina e a qualificação técnica de homens e mulheres da base da corporação
A Polícia Militar realizou na manhã desta quarta-feira (17) uma cerimônia militar em alusão ao 52º aniversário de criação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap). A solenidade foi marcada pelo reconhecimento histórico e fortalecimento da identidade institucional do Cfap. Criado em 17 de dezembro de 1973, o Centro de Formação é uma unidade estratégica, responsável por forjar a doutrina, a disciplina e a qualificação técnica de homens e mulheres que compõem a base da corporação.
O evento, realizado no pátio de formatura da unidade, em Belém, foi presidido pelo comandante-geral da corporação, coronel Neves, e contou com as participações do chefe do Estado-Maior Geral, coronel Ariel; do departamento-geral de Educação e Cultura (DGEC), coronel Ricardo André; do comandante do Cfap, tenente-coronel Palheta, e de outras autoridades civis e militares.
Estrutura - A trajetória da unidade é marcada por passagens emblemáticas, desde sua instalação original em Belém, até o longo período na Ilha de Caratateua (no Distrito de Outeiro), onde recebeu o nome do coronel PM Carlos Alberto Moreira, que foi comandante-geral. e faleceu em serviço. Em 2008, o Cfap retornou à capital, instalando-se no Complexo Operacional da PM, no Bairro do Marco, onde expandiu sua estrutura para atender às crescentes demandas da segurança pública no Pará.
Durante a cerimônia, a importância do ensino militar foi reafirmada com a entrega de medalhas e condecorações para militares do efetivo do Centro. Policiais com 10, 20 e 30 anos de serviço foram condecorados pelo Comando-Geral, em reconhecimento à dedicação e ao compromisso inabalável com a proteção da sociedade.
Houve ainda um momento de gratidão aos ex-comandantes do Cfap. Homens e mulheres que lideraram a unidade de formação em diferentes épocas foram homenageados por terem edificado os valores e tradições que sustentam a a instituição. Um legado que guia os novos instrutores e alunos que ingressam na carreira militar.
Nova sede - O Centro agora dispõe de um moderno prédio administrativo. O novo complexo arquitetônico atende às exigências contemporâneas, oferecendo um ambiente de ensino superior e infraestrutura de ponta. O investimento reflete a visão do governo do Estado em priorizar a educação como ferramenta de promoção da paz social.
Sob o lema “CFAP, aqui começa a PMPA”, a unidade reafirma sua missão de formar profissionais orientados pela legalidade e ética. O Centro não apenas capacita tecnicamente para o policiamento, mas atua na formação humanística, garantindo que o soldado que sai de suas fileiras esteja pronto para enfrentar os desafios complexos do serviço público com resiliência e profissionalismo.
Ao iniciar mais um ciclo de sua história, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças mantém-se como alicerce da Polícia Militar, honrando seu passado e construindo uma corporação cada vez mais qualificada para servir à população do Pará.
