Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO RECONECTA

Polícia Civil devolve mais de 500 celulares aos donos na Região Metropolitana e interior

De janeiro até dia 16 de dezembro, cerca de 6 mil aparelhos foram recuperados pela Delegacia Especializada em Recuperação de Dispositivos Móveis

Por Jeniffer Terra (PC)
18/12/2025 12h21
Polícia Civil fez a entrega dos aparelhos nesta quinta-feira (18) para vítimas de furto ou roubo que registram as ocorrências

A Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Delegacia Especializada em Recuperação de Dispositivos Móveis (DERDM), entregou mais de 500 telefones celulares, na manhã desta quinta-feira (18), durante a operação “Reconecta”. A ação policial contou com a participação do Núcleo de Inteligência Policial (NIP) e das Superintendências da Região Metropolitana e do interior do Estado. De janeiro até o dia 16 deste mês, de dezembro, a PCPA recuperou cerca de 6 mil dispositivos móveis.

“A operação Reconecta é mais uma iniciativa de combate à criminalidade organizada para reduzir a comercialização de aparelhos telefônicos oriundos de furtos e roubos no Estado. É com imensa satisfação que a Polícia Civil devolve estes aparelhos hoje. Além de todo o período de investigação, esta é uma ótima oportunidade de dar uma resposta eficaz à sociedade”, afirmou o delegado-geral, Raimundo Benassuly.

Donos de celulares compareceram à sede da Delegacia-Geral da PC para reaver os equipamentos

Em dezembro de 2024, foram devolvidos mais de 400 aparelhos telefônicos durante a ação  que aconteceu de forma conjunta com a Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM) e com a Diretoria de Polícia do Interior (DPI).

“Esta já é a segunda fase da operação que acontece no ano de 2025. Em maio deste ano, cerca de 200 aparelhos foram entregues aos devidos donos. Todas as pessoas que estão aqui foram intimadas a comparecer na Delegacia-Geral para ter o celular devolvido. É importante ressaltar que as vítimas de roubo ou furto precisam registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, informando o IMEI do aparelho. Isso garante a rápida identificação e devolução dos dispositivos”, explicou a delegada Fernanda Maués, titular da DERDM.

Delegada titular da DERDM, Fernanda Maués destaca que devem registrar a ocorrência, informando o IMEI do aparelho

Além do registro do boletim de ocorrência, é necessário ainda que as vítimas estejam com seus dados atualizados para que os policiais possam localizar e entrar em contato informando sobre a devolução. A devolução também aconteceu em algumas cidades do interior, como Abaetetuba, Tucuruí, Conceição do Araguaia, Marabá, Santarém, Muaná, entre outros municípios.

“Já faz alguns meses que meu celular foi furtado e eu fiquei muito surpresa e agradecida quando a equipe da Polícia Civil entrou em contato comigo para me devolver o aparelho. É de uma satisfação imensa saber que os policiais trabalham para nos dar essa resposta”, ressaltou a aposentada Ana Maia.

A Polícia Civil reforça o compromisso com a segurança e o combate às práticas criminosas em todo o território paraense.