Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E COMUNIDADE

Visita de alunos do IFPA Bragança encerra atividades ao público em 2025 no PCT Guamá

Estudantes percorreram laboratórios e empresas residentes no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, vendo na prática muito do que aprendem em sala de aula

Por Kelvyn Gomes (PCTGuamá)
18/12/2025 16h37

Uma turma do curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Bragança, no nordeste paraense, participou de visita técnica guiada ao Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá nesta quinta-feira (18). Além de conhecer laboratórios e empresas sediadas no complexo, o grupo teve a oportunidade de colaborar com uma pesquisa de qualidade de produtos, realizada pela Kombucha.

Alunos do IFPA conheceram empresas sediadas no PCT Guamá

Essa foi a primeira vez que Wagner Rocha, 17 anos, esteve no espaço. Aluno do curso Técnico Integrado em Informática, ele contou que o grupo saiu de Bragança às 4h da madrugada, mas garantiu que o esforço compensou o desafio. “Acredito que muitos dos estudantes da nossa turma pensam em seguir alguma vertente da tecnologia. E essa oportunidade que o PCT Guamá está ofertando, de mostrar as empresas sediadas, dá um ânimo, dá um gás a mais”, afirmou Wagner.

Pesquisa de Análise Sensorial da Kombucha

Durante o percurso, o grupo participou de uma pesquisa de qualidade realizada pela Kombucha, empresa residente no PCT, que fabrica a bebida fermentada de origem chinesa com sabores amazônicos.

Alana Vasconcelos, que acompanhou a comitiva, relatou a vivência. “Na primeira vez que estivemos aqui, visitamos o laboratório da Intecelery, e também da Kombucha. Só que, desta segunda vez, pudemos experimentar. Acho que foi algo totalmente diferente, em que pudemos contribuir mesmo com essa pesquisa. Na primeira vez viemos mais para conhecer o espaço e os projetos. Agora, já viemos para testar novas coisas”, contou a aluna.

Professor Vinicius Brito, do IFPA de Bragança

Vinícius Brito, professor responsável pela atividade, destacou a importância de os alunos conhecerem a prática do que aprendem em sala de aula. “A gente está muito acostumado, por exemplo, com uma estrutura de ensino de quadro e carteira. Falamos de tecnologia, projetos e desenvolvimento, mas materializar isso onde essas coisas de fato acontecem é o diferencial”, ressaltou.

Experiência sensorial - Ainda durante a programação, os estudantes participaram de um teste promovido pela Kombucha. Conhecida como Análise Sensorial, a técnica consiste na medição, a partir dos cinco sentidos, para avaliação, análise e interpretação das reações a características de determinados produtos, como cheiro, sabor e aspecto visual.

Rodolfo Homci, CEO da empresa Kombucha: foco na Geração Z

Para o CEO da empresa de Biotecnologia, Rodolfo Homci, a interação foi importante por ser este o público de interesse da marca. “A gente procurou trabalhar com pessoas focadas na Geração Z, um público que está se interessando bastante, e que representa o mercado de wellness, que é o mercado de bem-estar”, explicou.

Interação e democratização - O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá ocupa uma área de mais de 70 hectares no bairro do Guamá, o mais populoso da capital paraense. A instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação - uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Universidade do Estado do Pará (Uepa) - é administrada pela Fundação Guamá, já consolidada como o primeiro parque tecnológico da Amazônia.

Sede de laboratórios e empresas regionais, o PCT recebe visitas técnicas guiadas de escolas, institutos de ensino, jornalistas e outros grupos interessados em conhecer o ecossistema, às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h, e das 14h às 16h. Para o agendamento, os interessados devem encaminhar a solicitação via e-mail para visita.tecnica@fundacaoguama.org.br.