Oncologia do Hospital Regional de Marabá destaca cuidado contra câncer de pele
Ação educativa reforça importância da prevenção e do diagnóstico precoce, com orientações, acolhimento e gestos simples no cuidado diário
O Serviço de Oncologia do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, realizou nesta segunda-feira (22), ação educativa em alusão ao Dezembro Laranja, mês dedicado à conscientização e ao combate ao câncer de pele. A iniciativa orientou pacientes sobre os cuidados com a exposição solar, sinais de alerta da doença e diagnóstico precoce.
Maria do Socorro, 57 anos, moradora de Marabá, na região de Carajás, participou da ação enquanto acompanhava um familiar em consulta oncológica na unidade. Atenta às orientações, ela destacou a importância de receber esse tipo de informação no dia a dia.
"A gente acha que é só passar um creme de vez em quando, mas aprende que o cuidado precisa ser diário. São orientações simples, que fazem muita diferença para a saúde", contou Maria do Socorro, reforçando que a prevenção começa com pequenas atitudes" destacou.
Outro paciente, José Raimundo Silva, 49 anos, também de Marabá, ressaltou que a linguagem adotada na ação facilitou a compreensão sobre os riscos e cuidados com a pele. Para ele, a ação ajudou a quebrar mitos e levar informação da realidade da população.
"Eu achava que câncer de pele era algo distante da nossa rotina. Hoje entendi que o sol faz parte do nosso dia a dia e que a prevenção começa com atitudes simples, como usar protetor solar e observar a própria pele. Quando a orientação é clara, a gente passa a se cuidar mais", relatou.
Nirianny de Souza, enfermeira responsável pelo Serviço de Oncologia, destacou que ações educativas como essa, que distribui material informativo e protetores solares doados por voluntários, fortalecem o cuidado preventivo e aproximam a informação da realidade dos pacientes. Ela afirma que orientar de forma simples e acessível, é uma das principais estratégias para estimular o autocuidado e contribuir para o diagnóstico precoce do câncer de pele.
"O Dezembro Laranja é uma oportunidade de alertar, educar e, principalmente, prevenir. Quando orientamos de forma simples e acolhedora, ajudamos as pessoas a reconhecer os sinais de alerta, a mudar hábitos do dia a dia e a cuidar da própria saúde com mais atenção. Muitas vezes, a informação chega antes da doença, e isso faz toda a diferença. Prevenir é um gesto de cuidado contínuo, e a informação também salva vidas", concluiu a enfermeira.
Sensibilização
Além da ação no Serviço de Oncologia, o projeto Saúde em Foco também realizou atividades educativas voltadas aos usuários que aguardavam exames e consultas no Regional de Marabá. A iniciativa levou orientações preventivas de forma leve e acessível, transformando o tempo de espera em um momento de aprendizado e cuidado.
Ministrada pela enfermeira Ticiane Galvão, que atua na unidade do Governo do Pará, a ação reforçou que informação é uma ferramenta de cuidado. Durante as orientações, ela explicou que o câncer de pele apresenta sinais que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia, especialmente em regiões de forte exposição solar, como o sudeste do Pará.
"Manchas que mudam de cor ou tamanho, feridas que não cicatrizam, pintas com bordas irregulares ou que sangram são alguns sinais de alerta. Ao perceber qualquer alteração na pele, é fundamental procurar uma unidade de saúde para avaliação precoce", orientou .
A enfermeira também destacou que a prevenção começa com hábitos simples, incorporados à rotina diária, e que podem reduzir significativamente os riscos da doença. "Usar protetor solar diariamente, evitar exposição ao sol nos horários de pico, utilizar chapéus, roupas adequadas e observar a própria pele são atitudes que fazem toda a diferença. Cuidar da pele é cuidar da saúde como um todo", concluiu.
Para Daiane Uszinky, analista de humanização responsável pela ação, destacou que iniciativas como o Saúde em Foco reforçam o compromisso da unidade com um atendimento mais humano. "Nosso trabalho é olhar para o paciente além da consulta ou do exame. É oferecer informação, acolhimento e atenção, porque cada gesto conta no processo de cuidado", afirmou.
Estrutura: Certificado com o Nível 2 de Acreditação da ONA, a unidade sob gestão do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), oferece atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição conta com 135 leitos, sendo 97 de internação clínica e 38 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Texto de Ederson Oliveira
