Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Santa Casa do Pará amplia qualificação profissional com bolsas integrais para servidores

Desde 2019, mais de 60 servidores foram beneficiados por meio de parcerias com cinco instituições de ensino superior, fortalecendo a formação acadêmica e a qualidade da assistência à população

Por Etiene Andrade (SANTA CASA)
22/12/2025 17h53

Desde 2019, mais de 60 servidores já foram beneficiados com as bolsas de estudos, viabilizadas por meio de cooperação técnica entre a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) e cinco instituições de Ensino Superior (IES), que disponibilizam atualmente 26 bolsas integrais de estudos  para cursos de graduação e pós-graduação.

“O processo seletivo de bolsas de graduação e pós graduação é uma experiência exitosa da nossa instituição. Através de convênios firmados com as IES, conseguimos promover o desenvolvimento profissional dos nossos servidores, mas além disso, ajudamos a realizar sonhos. E isso é bom para todos, pois conseguimos oferecer um atendimento cada vez mais qualificado à nossa população”, afirma a diretora de ensino e pesquisa da Santa Casa, Érica Cavalcante.

As instituições parceiras são a Faculdade Cosmopolita, Cesupa, Uniesamaz, Unifamaz e Fibra, que  ofertam todos os anos 15 bolsas de graduação, 10 de pós-graduação de nível lato sensu (especialização) e um de nível stricto sensu (mestrado).  

“A Santa Casa pensa em promover a qualificação dos servidores como forma de valorização  e quando esses servidores desenvolvem competências e habilidades, eles também acabam melhorando evolutivamente e educacionalmente na questão do cuidado. Então, a Santa Casa se preocupa, além de valorizar os servidores, em melhorar o cuidado que esses servidores precisam ter durante a assistência, durante os processos de trabalho, na gestão ou em todos os âmbitos de atenção que os servidores possam estar trabalhando, cada um em suas competências e habilidades”, detalha a coordenadora de ensino da Santa Casa, Aureni Araújo.

Entre os servidores já graduados está Joyce Anne Aguiar que cursou a faculdade de direito e considerou a concessão da bolsa integral, essencial para que ela pudesse alcançar o tão sonhado diploma.

“Ser contemplada com uma bolsa de direito representou para mim uma oportunidade transformadora. Tratou-se também de um reconhecimento do meu esforço e compromisso com a educação, fortalecendo minha motivação para buscar excelência e aprofundar o meu conhecimento no mundo jurídico e contribuir assim para as atividades desenvolvidas na Diretoria de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de forma ética e socialmente responsável”, afirmou.

Como resultado, das ações, desde 2019 dois grupos de servidores já foram formados em nível de graduação, pelo menos 20 já  se tornaram especialistas e outros quatro servidores estão com o mestrado em andamento.

Agora em dezembro, mais 26 bolsas, para serem cursadas a partir de janeiro de 2026, estão sendo entregues aos servidores selecionados.