Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E HUMANIZAÇÃO

Hospital Geral de Tailândia celebra o Natal com música, inclusão e acolhimento aos pacientes

A iniciativa estimulou a participação, a alegria e o bem-estar durante o tempo de tratamento neste período de festas de final de ano

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
24/12/2025 12h00
De paciente em paciente, o carinho e o acolhimento fizeram a diferença na celebração do Hospital Geral de Tailândia

Durante esta semana, a gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT) aderiu ao clima natalino com ações que levaram música, carinho, inclusão e acolhimento aos usuários e colaboradores. A apresentação do coral natalino e atividades de humanização fizeram parte da vasta programação, organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), com apoio das equipes multiprofissionais e voluntários.

As comemorações tiveram início com atividades realizadas no Centro de Hemodiálise, ao longo de dois dias. O foco foi proporcionar momentos de leveza e descontração aos usuários renais crônicos que realizam tratamento contínuo na unidade. Para tornar o ambiente ainda mais acolhedor, os profissionais utilizaram gorros natalinos, criando um clima mais próximo e afetivo.

Paciente da hemodiálise recebe a atenção e o carinho dos servidores do Hospital de Tailândia na programação de Natal

De acordo com a coordenadora do serviço, Jenifer Ribeiro, este foi o primeiro Natal realizado no setor com uma ação voltada especialmente para os usuários e acompanhantes. Segundo ela, a equipe se empenhou para que o momento fosse diferente e mais acolhedor. “Sabemos que o tratamento é contínuo e exige muito dos usuários, então esses momentos ajudam a quebrar um pouco a rotina e aproximam ainda mais a equipe dos pacientes”, destacou.

Durante esse período, foram promovidas brincadeiras com os usuários, incluindo momentos de interação e um bingo, que contou com premiações simbólicas. A proposta foi estimular a participação, a alegria e o bem-estar durante o tempo de tratamento. Além disso, foram entregues lembranças preparadas especialmente para os participantes da ação.

Paciente recebe presente e carinho de servidor durante a programação de Natal no hospital de Tailândia

Aprovação – Maria Eunice, 64 anos, participou das atividades realizadas no espaço e avaliou o momento de forma positiva. Segundo ela, a ação trouxe mais alegria para a rotina e tornou o dia mais leve. “Eu achei tudo muito legal. O pessoal estava todo caracterizado, com gorros, e o ambiente ficou muito bonito. Gostei bastante do bingo. Não fui premiada, mas isso não é o mais importante. O maior presente é estar aqui e celebrar com toda a equipe e com os outros colegas. Foi um momento muito bom, só tenho a agradecer pelo carinho e desejar um Feliz Natal a todos”, disse a usuária.

Apresentação – Na sequência das ações natalinas, o hospital recebeu a participação do ‘Coral da Felicidade’, formado por membros voluntários. O grupo se preparou com antecedência para levar música e mensagens positivas aos ambientes assistenciais da unidade. Com o apoio de violão e caracterização temática, o coral percorreu as unidades de internação e o Centro de Hemodiálise.

As apresentações com canções proporcionaram momentos de emoção e alegria. Antonia Deide, que acompanhava a programação na Recepção do Ambulatório, elogiou a iniciativa. “Eu achei muito lindo. Fiquei emocionada com as músicas”, ressaltou a usuária, enquanto aguardava para uma consulta com o médico obstetra.

Crianças também receberam a visita de Papai Noel e presentes durante a programação de Natal do Hospital de Tailândia

A programação contou ainda com distribuição de cartões com 90 panetones simbólicos, seguindo rigorosamente as orientações e os protocolos nutricionais. O diretor executivo do HGT, Eduardo Silva, destacou o envolvimento das equipes na programação. “Essas ações refletem o comprometimento das equipes e mostram como o trabalho conjunto contribui para um ambiente mais acolhedor. Momentos como este reforçam a importância do cuidado humanizado, da integração entre os profissionais e do compromisso com os usuários, tornando o hospital um espaço mais próximo e humano”, reforçou o gestor.

HGT – O Hospital Geral de Tailândia conta com 51 leitos e uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal. Casos de urgência e emergência são atendidos em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Texto: Andrey Silva / Ascom HGT