Polícia Civil intensifica Operação 'Festas Seguras 2025' até 5 de janeiro
Atuação integrada já registrou mais de mil boletins de ocorrência nas ações realizadas até esta sexta-feira (2). A fiscalização é reforçada em locais de grande fluxo de pessoas.
A Polícia Civil intensificou, no período de Réveillon, a Operação “Festas Seguras 2025”, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), reforçando a fiscalização e garantindo segurança à população em todo o Estado. As ações dessa fase foram iniciadas em 19 de dezembro e prosseguem até a próxima segunda-feira (5), com atuação na capital e no interior, principalmente em áreas de grande circulação, como praias e demais balneários.
Até esta sexta-feira (2), houve registro de 1.002 boletins de ocorrência, instauração de 129 procedimentos policiais e efetuadas 79 prisões em todo o território paraense, refletindo o reforço das atividades preventivas e repressivas.
“A Operação Festas Seguras demonstra o compromisso da Polícia Civil com a proteção da sociedade, especialmente em períodos de grande circulação de pessoas. Atuamos de forma estratégica e integrada para prevenir crimes, fiscalizar irregularidades e garantir tranquilidade à população paraense”, destacou o delegado-geral da Polícia Civil, Raimundo Benassuly.
Trânsito - No âmbito da aplicação da Lei Seca, a Polícia Civil atuou de forma integrada com outras forças de segurança pública, resultando na prisão de dez pessoas por direção de veículo sob efeito de álcool, além da instauração de dez procedimentos policiais. Durante esse período, também foram apreendidas 517 gramas de substâncias entorpecentes.
A Diretoria de Polícia Administrativa (DPA), com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), fiscalizou bares e outros estabelecimentos comerciais. As equipes policiais averiguaram 318 locais, resultando em 61 estabelecimentos intimados por irregularidades e cinco fechados.
Prevenção e ostensividade - A Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) também atuou de forma preventiva, com fiscalizações em 204 locais e 166 veículos, visando ao combate à poluição sonora, garantindo maior tranquilidade à população.
Além dessas ações, a Operação resultou na apreensão de 11 armas de fogo e no cumprimento de dez mandados de prisão, reforçando o caráter ostensivo e preventivo da atuação policial durante o período festivo.
A Polícia Civil reforça que ocorrências e denúncias podem ser registradas na delegacia mais próxima, por meio da Delegacia Virtual ou pelo Disque-Denúncia - número 181. O sigilo das informações é garantido.
