Uepa e Sesma firmam parceria para fortalecer atendimento à saúde da população
Iniciativa integra a política nacional de expansão e qualificação da atenção ambulatorial especializada, promovida pelo Ministério da Saúde
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) realizaram a assinatura do Termo de Cooperação ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), nesta terça-feira, 6, no auditório da reitoria da instituição. A iniciativa integra a política nacional de expansão e qualificação da atenção ambulatorial especializada e está inserida atualmente no Agora Tem Especialistas, realizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.
O programa tem como principal objetivo ampliar o acesso da população a consultas e exames especializados no Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a redução do tempo de espera e o enfrentamento das filas por atendimento. A iniciativa também busca fortalecer a articulação entre a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), promovendo maior integração da rede de cuidados no município de Belém.
Neste primeiro momento na Uepa, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) as Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs) irão contemplar as especialidades de ortopedia, otorrinolaringologia e cardiologia, ampliando a assistência especializada, garantindo maior agilidade no encaminhamento e na continuidade do cuidado dos usuários da rede pública de saúde, incluindo a telessaúde. Estas especialidades médicas são ofertadas pela instituição de ensino com atendimentos realizados por médicos especialistas, com a participação de alunos, fortalecendo a formação acadêmica e a integração entre ensino, serviço e comunidade.
Segundo o reitor da Uepa, Clay Chagas, este convênio reafirma o compromisso da Universidade com a sociedade, ao oferecer serviços à população e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação qualificada dos estudantes da área da saúde. Para Emanuel Sousa, diretor do CCBS, “a educação é um dos pilares da sociedade, e trabalhamos com educação em saúde, assim estamos unindo dois pilares fundamentais. A parceria formalizada hoje fortalece essa integração. Com educação, saúde e assistência caminhando juntas, conseguiremos qualificar e ampliar o atendimento oferecido à população”.
Thalita Fernandes, representante da Sesma e Diretora de Regulação, afirmou que a parceria entre a Prefeitura de Belém e a Uepa, por meio do Programa Agora Tem Especialistas, é mais uma extensão de todo um projeto de saúde intimamente ligado à educação. “A parceria com a Uepa é uma vitória e um ganho para a população. São ferramentas que, de maneira estratégica, precisam andar juntas porque promovem sinergia, desde o financiamento até à atenção prestada aos pacientes e isso vai ajudar a gente a acelerar e diminuir nossas filas em algumas especialidades”, ressaltou.
A adesão da Uepa ao programa representa um avanço qualificado da assistência especializada na capital paraense, reforçando a parceria institucional entre a Universidade e a gestão municipal de saúde na implementação de ações que impactam diretamente no acesso da população aos serviços do SUS.
