Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMAÇÃO

Acadêmicos de Biomedicina da Uepa iniciam estágio supervisionado no Hospital da Mulher do Pará

Integração com acadêmicos reforça o perfil do Hospital da Mulher do Pará como unidade de ensino e pesquisa

Por Helen Alves (HMPA)
08/01/2026 14h41

Uma turma de 20 acadêmicos do curso de Biomedicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa) inicia, nesta semana, o estágio supervisionado no Hospital da Mulher do Pará (HMPA), em Belém. Os estudantes do sétimo semestre do curso cumprirão um estágio obrigatório pelo período de três meses na unidade hospitalar.

O grupo foi recebido pela coordenação do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) do HMPA, que, em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) e a coordenação do laboratório de análises clínicas, realizou a integração dos acadêmicos. Nesta primeira semana, os estudantes conheceram o perfil de atendimento do hospital, os serviços oferecidos e as instalações do laboratório onde irão atuar.

Coordenadora do curso de Biomedicina do programa Forma Pará da Uepa, Paula Frade

Para a coordenadora do curso de Biomedicina do programa Forma Pará da Uepa, Paula Frade, a experiência representa uma oportunidade estratégica para a formação profissional dos alunos. “Nós estamos muito felizes pela oportunidade de termos como local de prática e aprendizado o Hospital da Mulher. Aqui eles poderão vivenciar a rotina laboratorial em um serviço com elevada produtividade e grande volume de exames, o que contribui diretamente para a formação de futuros biomédicos”, destacou.

Segundo a coordenadora, a vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) é fundamental para a formação de profissionais mais humanizados e comprometidos com a realidade regional. “É muito importante que os alunos conheçam de perto a atenção à saúde da mulher, entendam a realidade amazônica e o funcionamento do SUS na nossa região. Serão três meses muito significativos e que certamente farão diferença na carreira profissional deles”, completou.

Acadêmica Maira Guedes está feliz com a experiência

A acadêmica Maira Guedes, de 21 anos, também ressaltou a importância da experiência. “Eu conheci o hospital por meio de uma ação social, mas não tinha noção de todo o perfil de atendimento, especialmente às mulheres vítimas de violência doméstica e sexual. Saber que existe um hospital seguro, com equipe treinada para acolher essas mulheres, é algo muito importante. As expectativas estão altas, porque será nossa primeira experiência dentro da rotina hospitalar”, avaliou.

Para o diretor técnico do Hospital da Mulher do Pará, o médico Rodrigo Maneschy, a presença dos acadêmicos reforça o compromisso da unidade com o ensino, a pesquisa e a qualificação profissional. “O Hospital da Mulher do Pará além de prestar assistência integral à mulher, também tem como missão contribuir para a formação de profissionais de saúde capacitados, éticos e sensíveis às necessidades das mulheres”, finalizou o diretor.

Turma do 7º semestre de Biomedicina da UEPA

Com esse trabalho, o Hospital da Mulher do Pará visa reforçar o perfil de ensino e pesquisa em saúde no estado, ampliando a cooperação com instituições de ensino superior locais e fortalecer a extensão universitária, ao aproximar a formação acadêmica das demandas reais do serviço público de saúde.

Serviço: Para ser atendida no Hospital da Mulher do Pará, a paciente deve inicialmente procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou outra unidade de saúde no município onde reside. O encaminhamento também pode ser realizado por meio de uma Usina da Paz. O HMPA está localizado na Avenida Gentil Bittencourt, nº 2175, bairro de São Brás, em Belém.