Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E CIDADANIA

Governo do Pará vai entregar o Parque Olímpico Mangueirão na próxima terça-feira (13)

Projetado para atender crianças, jovens e adultos, novo espaço integra o complexo do Novo Mangueirão e representa mais um avanço na promoção do esporte, do lazer e da inclusão social

Por Jessé Lima Melo (SEEL)
11/01/2026 08h30

O governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), entrega na próxima terça-feira (13), às 9h, o Parque Olímpico Mangueirão, novo espaço de esporte e lazer destinado à população paraense. O equipamento está localizado entre o Estádio Olímpico do Pará - Jornalista Edgar Proença (Novo Mangueirão) e a Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), com acesso pela Transmangueirão, em Belém.

A solenidade marca mais um avanço na política estadual de fortalecimento do esporte e da infraestrutura esportiva. O público poderá participar da programação gratuita de abertura, das 9h às 11h, que inclui partidas de vôlei, aulões de Fit Dance e Pilates, demonstrações de ginástica rítmica e artística, apresentação de capoeira, futebol de areia, atividades recreativas para crianças com deficiência atendidas pelo programa Parádesporto, treino funcional,aulão jiu-jitsu, taekwondo, basquete, travinha e o evento GeekParque, com atividades como queimada e cabo de guerra; as atividades terão orientação de monitores e professores de educação física. 

Para o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, o novo espaço representa um importante legado para a população. “O Parque Olímpico Mangueirão é um símbolo do fortalecimento do esporte, do lazer e da qualidade de vida da população paraense. É um espaço pensado para todos, que amplia o acesso ao esporte e promove inclusão social, convivência comunitária e bem-estar”, destacou o secretário.
 
O equipamento público foi projetado para atender crianças, jovens e adultos, incentivando a prática esportiva como instrumento de promoção da saúde, do entretenimento e, sobretudo, como elemento de transformação social.

Estrutura moderna e inclusiva

O Parque Olímpico Mangueirão conta com uma ampla e diversificada estrutura, composta por duas quadras poliesportivas, dois campos de areia, duas arquibancadas, dois quiosques, três banheiros (masculino, feminino e adaptado para pessoas com deficiência – PCD), três vestiários (masculino, feminino e PCD), academia ao ar livre, skate park, espaço para caminhada, bebedouro, três chuveiros externos, pintura de brincadeiras pedagógicas no piso, palco multiuso, além de sistema de drenagem, pavimentação asfáltica de acesso, iluminação pública e cercamento com monitoramento, garantindo segurança e acessibilidade aos usuários.

Obra e integração ao complexo do Mangueirão
 
A obra foi executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) em uma área de aproximadamente 121 mil metros quadrados, ampliando as opções de lazer e convivência integradas ao complexo esportivo do Novo Mangueirão. Os serviços incluem ainda os estacionamentos G, H e I, fortalecendo a infraestrutura da mais nova praça esportiva do Pará.
 
“O Parque Olímpico Mangueirão foi construído para ser um espaço de diversas modalidades esportivas, como o futebol, futevôlei, vôlei, basquete e handebol. Pensamos em uma grande infraestrutura que pudesse receber a população de bairros próximos, como Mangueirão, Benguí e Parque Verde, além dos visitantes de outros municípios, pois esse é um local para confraternizar, mantendo viva a vocação do paraense pelo esporte”, destaca o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral. 
 
O novo espaço integra o complexo do Mangueirão e representa mais um avanço do governo do Pará na promoção do esporte, do lazer e da inclusão social em Belém e em todo o Estado.

Serviço:
Data: 13 de janeiro
Horário: 9h
Local: Em frente ao Estádio Mangueirão
Acesso: Transmangueirão