Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EXTENSÃO

PCT Guamá recebe workshops para formação de novos desenvolvedores de games

As oficinas são promovidas pela Ludus Studio e acontecem no Espaço Empreendedor do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá. As inscrições estão abertas.

Por Ascom Fundação Guamá (PCTGuamá)
08/01/2026 16h27
O primeiro Workshop teve como tema o desenvolvimento de objetos 3D e contou com a participação de estudantes de diversas áreas

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá recebe, ao longo do mês de janeiro, um ciclo de oficinas para novos desenvolvedores de jogos. A realização é da Ludus Studio e da comunidade de desenvolvedores de games do Estado do Pará, com apoio do PCT Guamá e da Fundação Guamá. Os interessados podem se inscrever acessando o formulário disponível no perfil do Instagram @gamedevspa.

A estudante de Ciência da Computação, Thaís Martins, é uma das participantes da primeira turma do ciclo de formações que ocorreu nesta quarta (7). Discente da Universidade Federal do Pará e membro do Laboratório Spider, a jovem desenvolvedora conta que o que a trouxe para a formação foi a oportunidade de se conectar com outros desenvolvedores. “Aqui no Estado, eu sinto que existem muitas pessoas que têm interesse em desenvolver jogos, mas a gente não tem uma comunidade grande, a gente não tem tantas Game Jams, por exemplo, a gente não tem tantos eventos”, explicou.

Thaís Martins, estudante de Ciência da Computação da Universidade Federal do Pará e membro do Laboratório Spider

Interessada pelas artes visuais e em trabalhar com desenvolvimento de jogos, ela ressalta a importância de atividades como essa. “Eu acho que isso mostra para as pessoas que existem outras pessoas interessadas e que tem esperança aqui na região de desenvolver jogo, como em qualquer outro lugar. Principalmente no meu caso, como mulher. Vir nesses eventos e encontrar outras meninas, principalmente, é muito importante. Até para pessoas de outras minorias, LGBT, pessoas pretas. É muito importante a gente se ver nesses eventos, estar neles”, ressaltou.

Fomento ao empreendedorismo científico

A Ludus Studio é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções industriais avançadas em realidade virtual, realidade aumentada e gêmeos digitais. Atua na criação de plataformas para visualização técnica, treinamento imersivo e análise de dados de ativos industriais complexos, com foco em eficiência operacional, segurança e tomada de decisão. É uma das novas associadas do PCT Guamá - uma iniciativa do governo do Pará, gerido pela Fundação Guamá - e também fez parte de programas de estímulo ao desenvolvimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo do Estado, como o Startup Pará, do governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet).

Kelson Farias, cofundador da Ludus Studio, empresa associada ao PCT Guamá

O ciclo de oficinas, iniciado nesta quarta-feira (7), faz parte de uma iniciativa coletiva que visa ampliar a participação do público no ecossistema tecnológico paraense. “Não precisa ter nenhum tipo de base. É para quem quer aprender mesmo do zero e está disposto a vir”, afirmou Kelson Farias, cofundador da empresa. Além da formação, os envolvidos vão poder participar de um hackathon ao final desse ciclo.

Os interessados podem se inscrever de forma gratuita e digital a partir do perfil da comunidade Gamedevspa em uma rede social.