Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Passeio terapêutico ao ar livre evidencia cuidado integral no Pronto-Socorro Estadual

Iniciativa da equipe de Fisioterapia pauta a assistência integral e o acolhimento humanizado prestado no PS Dr. Roberto Macedo, em Belém

Por Joelza Silva (PSRM)
09/01/2026 09h45
Profissionais de saúde acompanham o passeio terapêutico de Victor Hugo, em tratamento no Pronto Socorro Estadual

“Foi bom sentir o sol e o vento no rosto”. As palavras e a fisionomia de Victor Hugo Gomes Costa, 40 anos, morador do bairro da Pedreira, em Belém, evidenciam a satisfação do paciente de longa permanência do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém, em voltar a experimentar, na quinta-feira (8), as sensações que eram corriqueiras, antes da hospitalização, com o seu primeiro passeio terapêutico.

“A iniciativa da equipe de Fisioterapia, realizada de forma integrada com a equipe multiprofissional, reforçou o vínculo terapêutico com o paciente. Essas ações transmitem segurança e demonstra que ele é visto em sua totalidade, e não apenas pelo diagnóstico. Foi especialmente significativo observar o envolvimento da equipe em promover esse momento de bem-estar ao Victor Hugo”, destaca Thais Pamplona, uma das psicólogas do PSRM.

De acordo com o médico da equipe multiprofissional responsável pelo tratamento de Victor Hugo, o especialista em Clínica Médica, Elias Salviano, o paciente possui múltiplas sequelas do diabetes e hipertensão prévios, estando acamado e com perda de acuidade visual avançada. O médico pontua que ao longo da internação, a equipe conseguiu avançar com reabilitação, e o paciente já está conseguindo mobilizar membros superiores, mas com limitações nos inferiores e de equilíbrio e segurança para sentar e manter-se em pé. Nesse contexto, para além da doença em si, é trazida também uma grande limitação social. 

“A ideia do passeio terapêutico é validada cientificamente, já que o ambiente externo, o contato com o sol, são ferramentas que geram tratamento tanto psicológico quanto físico e, assim, o passeio terapêutico com reabilitação fisioterapêutica, teve por objetivo aperfeiçoar o tratamento já instituído. Tivemos a presença e suporte da equipe de psicologia, fisioterapia e inclusive do setor de Infectologia do hospital, para o transporte adequado com segurança para o paciente e para todos, devido ao caso clínico do paciente”, pontua o médico.

Os passeios terapêuticos promovidos pela equipe de reabilitação fisioterapêutica, já são uma realidade no Pronto-Socorro Estadual desde o seu primeiro ano de funcionamento. Eles acontecem mediante autorização da equipe médica, mediante fatores elegíveis apresentados pelo paciente, e, conforme equipe multiprofissional, oferecem inúmeros benefícios aos pacientes, como melhora do bem-estar emocional, redução de estresse e ansiedade, elevação da autoestima, e humanização do tratamento hospitalar, promovendo o contato com a natureza, o sol, e em casos que o estado clínico permite, a interação social, o que auxilia na recuperação física e mental, proporcionando sensação de liberdade e esperança durante a internação.

“Com liberação e acompanhamento das equipes, Médica, de Nutrição e de Enfermagem, e organização da Fisioterapia, além dos exercícios habituais de reabilitação fisioterapêutica, desta vez, Victor Hugo tomou banho de sol e apreciou a paisagem natural. Assim, conseguimos fazer um atendimento que não considerou apenas a reabilitação física. Além disso, procuramos proporcionar um momento de bem-estar, com sensações que ele experimentava no dia a dia em sua rotina fora do hospital. Iniciativa simples, mas com grande poder de melhorar a qualidade de internação para ele, que se mostrou muito satisfeito com o tratamento terapêutico ao ar livre”, complementa a coordenadora do Serviço de Reabilitação do PSRM, fisioterapeuta Jéssica Teixeira.

Serviço:

O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM) integra a rede de saúde pública do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade funciona em regime de plantão 24 horas, na Avenida Augusto Montenegro, Bairro Parque Guajará, com atendimento às urgências e emergências clínicas, e também demandas reguladas pela Sespa, a exemplo de casos clínicos e críticos, encaminhados para tratamentos em especialidades de cirurgia geral, vascular, pediátrica, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia, com a realização de cirurgias minimamente invasivas (videolaparoscopia).