Nova Usina da Paz vai beneficiar moradores de Icoaraci e Outeiro, distritos da capital paraense
A entrega do mais novo equipamento público de cidadania do Governo do Pará será, na segunda-feira (12), dentro das celebrações dos 410 anos de Belém
Moradores de Icoaraci e Outeiro aguardam com expectativa a chegada da nova Usina da Paz, que irá atender as comunidades dos dois distritos de Belém. A entrega do mais novo equipamento público de cidadania do Governo do Pará ocorrerá, na próxima segunda-feira (12), como um verdadeiro presente para a população durante as celebrações dos 410 anos da capital paraense.
Localizada na Travessa do Cruzeiro, ao lado da recém-inaugurada ponte Icoaraci-Outeiro, a Usina da Paz possui localização estratégica, o que facilitará o acesso da população dos distritos a mais de 70 serviços gratuitos que serão disponibilizados no local. Os atendimentos abrangem áreas fundamentais para a transformação social, como saúde, educação, qualificação profissional, esporte, cidadania, cultura e lazer.
O mototaxista, Thiago Rodrigues, que diariamente passa em frente à UsiPaz e acompanhou de perto a evolução das obras, afirma que a expectativa da população é alta para a entrega do complexo.
“Eu acho que vai ajudar muito a gente, principalmente, na saúde e na qualificação por meio de cursos. Vai ser uma boa oportunidade para nós, que muitas vezes não temos condições de pagar cursos voltados para o mercado de trabalho. Eu pretendo vir aqui me qualificar para evoluir no meu trabalho, na minha renda e no dia a dia”, disse o morador do distrito de Icoaraci.
Para a moradora de Outeiro, Ana Cleide Teixeira, a UsiPaz Icoaraci/Outeiro vai contribuir principalmente com atendimentos na área da saúde. “Estou precisando de consultas e pretendo aproveitar a Usina da Paz. Vai facilitar o nosso acesso, pois fica mais perto da gente. Como moro em Outeiro, ficará mais fácil. Agradeço a Deus por essa entrega, que vai nos ajudar muito”, disse Ana Cleide.
Estrutura de ponta – A Usina da Paz Icoaraci/Outeiro será a 21ª unidade do maior programa de cidadania e transformação social da América Latina no Pará e a 6ª localizada na capital paraense.
O mais novo complexo estadual contará com uma estrutura moderna e funcional, composta por dois prédios principais (Usina e Assistência), onde serão ofertados serviços como emissão de documentos e atendimentos médico, odontológico e psicológico, além de bibliotecas, salas de estudo, salas de informática, sala de gastronomia e espaços para cursos de qualificação profissional.
A unidade também terá teatro, praça multicultural para eventos, oficinas, piscina, complexo poliesportivo, quadra de areia, academia ao ar livre, playground infantil, entre outros ambientes.
“A Usina da Paz Icoaraci/Outeiro é um equipamento público planejado para atender às demandas dos moradores da região. Ver a expectativa da população reforça o sentimento de que estamos no caminho certo ao levar políticas públicas integradas, com serviços, cursos e atividades que promovem cidadania, inclusão social e melhoria da qualidade de vida. A Usina da Paz será um importante espaço de apoio às famílias e de fortalecimento das comunidades”, destacou a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga.
Ampliação de atendimentos – A UsiPaz Icoaraci/Outeiro consolida a expansão do projeto de cidadania no Pará. A unidade se somará às outras 20 já entregues e em funcionamento no Estado, sendo cinco localizadas na capital (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem) e outras 15 em municípios da Região Metropolitana de Belém e do interior: Ananindeua, Marituba, Benevides, Barcarena, Cametá, Castanhal, Capanema, Moju, Bragança, São Miguel do Guamá, Abaetetuba, Tucuruí, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.
Outras unidades seguem em construção nos municípios de Ananindeua (segunda unidade, no bairro Distrito Industrial), Altamira, Paragominas, Santa Izabel do Pará, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, Portel, Parauapebas (segunda unidade), Óbidos, Salinópolis, Tomé-Açu e São Félix do Xingu.
