Baixa cobertura vacinal na Campanha de Vacinação contra a Influenza preocupa a Sespa
A cobertura vacinal das crianças, gestantes e idosos está em apenas 20,48%. Campanha continua até 26 de fevereiro em todos os municípios
A Campanha de Vacinação contra a Influenza continua nos postos de saúde de todos os municípios até o dia 26 de fevereiro para as crianças menores de seis anos, idosos e gestantes, que são as populações mais vulneráveis à doença, principalmente durante o inverno amazônico. No entanto, a cobertura vacinal ainda está muito baixa e preocupa a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Segundo a coordenadora estadual de Imunizações, Jaíra Ataíde, a campanha começou no dia 3 de novembro de 2025 e a cobertura vacinal não avança. “Até o momento, foram vacinadas 514.657 pessoas, das quais 359.648 (20,48%) são dos grupos prioritários, sendo que a meta é vacinar 1.756.292 dessa população contra a doença”, comentou.
Até o momento, foram vacinadas 146.763 crianças, 33.376 gestantes, e 179.509 idosos, correspondendo a 22%, 38% e 19% de cobertura vacinal respectivamente nesses grupos.
É importante lembrar que a gripe é uma infecção viral que ataca os pulmões, o nariz e a garganta e pode ser causada por diversos tipos de vírus. Os principais sintomas são febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga.
Por isso, a vacina disponível nos postos de vacinação de todo o Estado protege contra três vírus respiratórios: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. “A vacina reduz o adoecimento, as complicações e os óbitos, por isso é fundamental que essas pessoas recebam a vacina atualizada”, ressaltou Jaíra Ataíde.
Assim, a coordenadora estadual fez um novo apelo aos gestores municipais de saúde para que reforcem as ações de microplanejamento para atingir quem não procura espontaneamente as unidades de saúde e ampliar a busca ativa em parceria com a sociedade civil.
Para estimular os municípios, a Sespa premiará com uma fantasia do personagem Zé Gotinha, os cinco primeiros municípios de residência que alcançarem o indicador epidemiológico de 90% para idosos, crianças e gestantes até o fim da campanha em fevereiro de 2026.
“Também é importante que a população faça a sua parte e procure os postos de vacinação. Levem suas crianças, idosos, gestantes, para tomar a vacina, para que não corram risco de ter agravamento da doença”, disse Jaíra Ataíde.
A campanha com foco no inverno amazônico está em vigor desde 2023, para garantir a imunização antes do inverno amazônico.
Além da vacina, é importante que a população adote as seguintes precauções:
* Cobrir o nariz e a boca com lenço de papel ao tossir ou espirrar e descartar o lenço no lixo após o uso;
* Lavar as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar;
* Usar álcool em gel no caso de não haver disponibilidade de água e sabão;
* Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
* Realizar a limpeza e desinfecção de ambientes;
* Manter os ambientes ventilados;
* Evitar aglomerações (comuns no período chuvoso), locais fechados e mal ventilados e contato próximo com pessoas doentes;
* Usar máscara cirúrgica se estiver com síndrome gripal ou fizer parte dos grupos prioritários;
* Manter hidratação e alimentação saudável.
