Órgãos de segurança reforçam ações no aniversário de 410 anos de Belém
A Segup mobilizará a a estrutura do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) no Portal da Amazônia
Entre os dias 10 e 12, Belém celebra com extensa programação o seu aniversário de 410 anos, atraindo milhares de pessoas para prestigiar atividades culturais e shows de artistas nacionais e locais. A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), juntamente com órgãos estaduais e municipais, elaborou forte esquema de segurança e mobiliza a estrutura do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM).
Segundo o titular da Segup, Ualame Machado, as ações de segurança visam assegurar a paz dos cidadãos e a proteção das áreas adjacentes aos eventos. Ele ressalta que os órgãos trabalharão de forma coordenada, monitorando de perto as vias de acesso para gerenciar as alterações de trânsito impostas pela celebração.
"Para a celebração dos 410 anos de Belém, montamos uma estrutura de segurança robusta, fruto de uma parceria estratégica entre as forças estaduais e municipais”, disse. Conforme pontuou Machado, “essa união de esforços garante não só uma presença ostensiva e ações preventivas eficazes, mas também uma resposta rápida e integrada a qualquer eventualidade, assegurando a paz e a ordem pública para todos os festejos”.
Programação - No sábado, 10, a programação inicia às 18h, com show gospel no Portal da Amazônia, finalizando às 23h. No segundo dia de eventos, 11, a programação inicia às 15h com shows nacionais de Xand Avião, além de bandas e artistas locais. As apresentações estão previstas para fianlizar às 2h com dispersão do público.
No dia 12, aniversário de Belém, às 8h, haverá Missa em Ação de Graças pelo aniversário da cidade, na Catedral Metropolitana, na Cidade Velha. E, às 10h, acontecerá a tradicional distribuição do bolo de aniversário no Ver-o-Peso, cartão postal da capital.
Centro Móvel - Para reforçar a integração e articular ações necessárias, a Segup irá disponibilizar a estrutura do CICC Móvel durante os shows no Portal da Amazônia. O Centro irá operar nas proximidades do Portal, com a presença de representantes dos órgãos de segurança pública, tanto estaduais quanto municipais, servindo como posto de comando, além de também realizar o registro de ocorrências policiais, videomonitoramento, proporcionando maior agilidade na comunicação, e ainda auxiliando na celeridade do tempo resposta das ocorrências que possam surgir.
Ações previstas - A Polícia Militar fará o patrulhamento ostensivo e preventivo, tanto no Portal da Amazônia, quanto no entorno dos demais eventos previstos. O policiamento contará com patrulhas, viaturas estacionadas de duas e quatro rodas, além do reforço com unidades especiais.
O Corpo de Bombeiros estará presente caso seja necessário executar protocolos de controles de emergências, de atendimento pré-hospitalar ou de combate a incêndios, utilizando viaturas de resgates e combate a incêndios.
No trânsito, agentes da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) e do Departamento de Trânsito (Detran) irão coordenar o acesso ao Portal e nos outros locais previstos de programação, os órgãos podem realizar ações de controle, bloqueio ou desvio de fluxo.
