Estado entrega a Usina da Paz Icoaraci/Outeiro, a 21ª em funcionamento no Pará
A UsiPaz integra o maior programa de cidadania e transformação social da América Latina, ampliando o acesso da população dos distritos a mais de 70 serviços gratuitos
Moradores de Icoaraci e Outeiro, em Belém, celebraram nesta segunda-feira (12), dia do aniversário de 410 anos de fundação da capital paraense, a entrega da nova Usina da Paz, que atenderá moradores os dois distritos. A UsiPaz, que integra o maior programa de cidadania e transformação social da América Latina, é a 21ª entregue no Pará, sendo a sexta em Belém. O novo complexo amplia o acesso da população a mais de 70 serviços gratuitos nas áreas de educação, saúde, esporte, cultura, lazer, assistência social e capacitação profissional.
Durante a entrega, o governador Helder Barbalho destacou a nova Usina como um presente à população no dia do aniversário da capital paraense, e ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento das comunidades.
“A 21ª Usina da Paz do Pará abre suas portas para cuidar das famílias e das pessoas. Para implementar este que é o maior programa de transformação social e cidadania, com inclusão e com serviços para a população. A Usina está chegando a Icoaraci e Outeiro, distritos que totalizam mais de 200 mil pessoas vivendo nessas duas regiões da nossa capital. Vamos estar cada vez mais presentes, com serviços do Governo e da Prefeitura, com trabalhos que possam cuidar de pessoas de todas as idades, dos bebês aos idosos. Tenho certeza de que a Usina da Paz chega para representar transformação social para toda essa região da nossa capital, e para acolher, abraçar e atender a todos que vivem em Icoaraci e Outeiro”, reiterou Helder Barbalho.
O impacto social do projeto também foi ressaltado pela vice-governadora Hana Ghassan. Segundo ela, “hoje é um dia muito especial. Dia da nossa querida capital, Belém. Somos um povo que ama essa cidade. Não poderia ter presente melhor para a nossa capital, para Icoaraci e Outeiro, que receber esta Usina da Paz. Estamos aqui, entrando em um novo ano, que tem tudo para ser o melhor ano das nossas vidas. Esse é um momento de alegria, de estar aqui junto da população para dizer que seguiremos, a cada dia, lutando por cada cidadão. Então, pedimos para que os moradores tomem posse dessa Usina da Paz, porque ela foi feita para atender toda a comunidade”.
O prefeito de Belém, Igor Normando, destacou o papel transformador de uma UsiPaz na vida da população. “A Usina da Paz é um equipamento que muda a vida das pessoas. As Usinas atendem aqueles mais vulneráveis, com serviços de qualificação profissional, de saúde e esporte. São mais de 70 serviços para que toda a família seja cuidada na Usina da Paz. Estou muito feliz em participar deste momento. Belém é uma cidade extraordinária, e eu tenho certeza de que a parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado é para transformar a nossa cidade”, disse o gestor municipal.
Modernidade e acessibilidade - Localizada na Travessa do Cruzeiro, ao lado da nova ponte Icoaraci-Outeiro, a UsiPaz oferece à população dos dois distritos mais de 70 serviços gratuitos. Com estrutura moderna e acessível, o complexo é composto por dois prédios principais (Usina e Assistência). Entre os serviços oferecidos estão emissão de documentos e atendimentos médico, odontológico e psicológico.
A estrutura da Usina inclui biblioteca, salas de estudo, informática, música e gastronomia, além de ambientes para cursos de reforço escolar e qualificação profissional; teatro; praça multicultural para eventos e oficinas; piscina; complexo poliesportivo; quadra de areia; academia ao ar livre; playground infantil e ambientes voltados à convivência e ao bem-estar.
Serviços para todos - Moradores ressaltaram a importância do novo equipamento público. A dona de casa Maximiliana Rodrigues, que reside em Icoaraci, destacou a facilidade de acesso aos serviços. “A Usina vai melhorar nossa vida 100%. A gente estava precisando de uma Usina aqui, e o governo nos atendeu. Eu só tenho a agradecer. Agora, meus netos, meus filhos, minhas irmãs, meus amigos, todos podem chegar aqui e aproveitar os serviços. É algo que não tínhamos antes. O Governo está de parabéns, e eu agradeço de coração”, disse Maximiliana.
Para a aposentada Marina Rodrigues, “esse é um projeto que vai ajudar muito as pessoas. Estávamos precisando de um local com esses serviços. O projeto é muito bom, e eu estou muito feliz de participar dessa inauguração. É a primeira vez que temos algo como esse aqui no nosso distrito”.
Na avaliação do aposentado Fernando Soeiro, “o projeto vai ser muito bom para a juventude e para todos que precisam de qualidade de vida, educação e esporte. É muito importante, pois Icoaraci precisava de um lugar como esse. Vai melhorar a nossa vida”.
Referência em transformação social - As Usinas da Paz são complexos de cidadania implantados pelo Governo do Pará com o objetivo de promover inclusão social, reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida da população em áreas vulneráveis. O projeto integra o Programa Territórios Pela Paz (TerPaz). Desde 2021, quando foi entregue a primeira Usina, já foram realizados mais de 11,7 milhões de atendimentos no Estado.
Na área da segurança pública, as Usinas da Paz contribuem para reduções expressivas nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) nas regiões onde estão inseridas, com quedas que chegam a 90%, evidenciando a eficácia da política pública na promoção da segurança e da qualidade de vida.
“As Usinas da Paz são complexos que vão além da prestação de serviços. Eles promovem inclusão, acolhimento e desenvolvimento humano, fortalecendo vínculos comunitários e contribuindo para a prevenção da violência. Estamos muito felizes de entregar uma Usina para os moradores de Icoaraci e Outeiro, e seguimos trabalhando para que cada vez mais paraenses tenham acesso a este projeto maravilhoso”, enfatizou a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga.
Expansão - Com a entrega da UsiPaz Icoaraci/Outeiro, o Pará alcança a marca de 21 Usinas em funcionamento, consolidando o projeto como o maior programa de cidadania da América Latina e referência nacional em políticas públicas integradas.
Atualmente, cinco unidades estão em funcionamento na capital (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem), além de 15 distribuídas entre outros municípios da Região Metropolitana de Belém e do interior - Ananindeua, Marituba, Benevides, Barcarena, Cametá, Castanhal, Capanema, Moju, Bragança, São Miguel do Guamá, Abaetetuba, Tucuruí, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.
Outras Usinas seguem em construção nos municípios de Ananindeua (que receberá a segunda UsiPaz, agora no bairro Distrito Industrial), Altamira, Paragominas, Santa Izabel do Pará, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, Portel, Parauapebas (segunda unidade), Óbidos, Salinópolis, Tomé-Açu e São Félix do Xingu.
Mais investimentos em Icoaraci - Além da entrega da Usina da Paz, o governador Helder Barbalho assinou a Ordem de Serviço que autoriza as obras de reforma, revitalização e construção da Orla do Cruzeiro, em Icoaraci.
"Nós teremos aqui uma parceria com o Ministério das Cidades. Esta é uma importante intervenção urbana para um dos cartões postais da nossa capital. Um local que certamente, com esta intervenção, permitirá que nós possamos deixar esta região ainda mais bonita, estimulando o turismo, o lazer e o comércio que gira em torno destas importantes atividades", reiterou Helder Barbalho.
