Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROMOÇÃO DO TURISMO

Setur divulga participação em Feiras de Turismo em 2026

Serão 11 feiras, sendo duas internacionais, com a participação de co-expositores que podem ser empresas do setor privado ou o setor institucional

Por Sâmia Maffra (SETUR)
13/01/2026 16h58

Para promover o Destino Pará, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) divulga o calendário de participação em feiras de turismo no primeiro semestre de 2026. Serão 11 feiras, sendo duas internacionais, com a participação de co-expositores que podem ser empresas do setor privado ou o setor institucional. 

A primeira feira, a Fitur, será de 21 a 25 de janeiro, em Madrid (Espanha). Destinada aos profissionais do turismo e público em geral, o evento apresentará as últimas tendências do setor, destinos em oferta, encontros estratégicos, projetos prioritários sobre sustentabilidade, infraestruturas e desenvolvimento comunitário, além de reuniões com a iniciativa privada e potenciais investidores.

Já em fevereiro, de 25 de fevereiro a 1º de março, é a vez da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), considerada uma das maiores feiras da Europa, reunindo profissionais, expositores e visitantes de todo o mundo. A feira proporciona oportunidades de promoção a destinos nacionais e internacionais, como também contribui para o fortalecimento das relações comerciais e networking entre profissionais do setor. Além disso, o evento pretende ser um ponto de discussão sobre as prioridades futuras do turismo, contribuindo ativamente para o desenvolvimento do turismo.

Em março, estão previstas três feiras. De 11 a 12 de março, será realizada a ABAV Travel SP, em Campinas. O evento é a oportunidade ideal para ganhar visibilidade e fortalecer conexões com os principais profissionais do setor de turismo. São dois dias de negócios com inovação e networking para profissionais. 

Já de 12 a 14 de março, a Setur participa, em São Paulo, da Pesca e CIA Trade Show, feira segmentada voltada para esportes outdoor e pesca esportiva.

Pela primeira vez, a Setur terá participação no evento Cruise360 Brasil 2026, que está programado para os dias 14 e 15 de março, em Santos (São Paulo), com programação de capacitação, networking e visitas técnicas a bordo de navios. O evento é voltado para agentes de viagens, profissionais do setor de cruzeiros para networking e desenvolvimento profissional.

No mês de abril, a secretaria estará presente na  WTM Latin America, de14 a 16 de abril, em São Paulo. A feira é o encontro de negócios de empresas do turismo que conecta a América Latina com o resto do mundo, fortalecendo a posição da região no mercado global de viagens e turismo. Profissionais de todas as áreas participam do evento, como agências de turismo, destinos, operadoras de viagens, acomodações, transportes, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia.

Em maio, de 7 a 8, a participação começa na Expo Turismo Paraná, considerada a principal feira de turismo do Paraná.

"Avistar Brasil" é o mais importante encontro de observação de natureza de toda América Latina. A feira reúne expositores de todo o Brasil e da América Latina para promover e apresentar seus destinos, pousadas, operadoras e outras formas de produção artística e cultural relacionadas às aves e à natureza. Em 2026, o evento será de 15 a 17 de maio, no Jardim Botânico, em São Paulo.

Ainda em maio, a BNT Mercosul, será realizada entre os dias 21 e 23 de maio, em Balneário Camboriú (SC). A feira é uma das maiores e mais tradicionais feiras de turismo da América do Sul, reunindo anualmente destinos, empresas e profissionais (agentes, operadores) para networking, capacitação e negócios, funcionando como uma vitrine para o setor turístico, promovendo o turismo regional e nacional. 

Encerrando o semestre, a Setur participa de duas feiras em junho. O Festival das Cataratas, de 10 a 12 de junho, em Foz do Iguaçu, e a expo Turismo Goiás, 17 e 18 de junho, em Goiânia. 

Participar de feiras é uma ação estratégica para consolidar o Pará como destino turístico nos mercados nacional e internacional. “Além de promover a Amazônia a partir de sua principal porta de entrada, a atuação da Setur evidencia Belém como um destino que já possui conectividade aérea direta com a Europa, os Estados Unidos e a América Latina, reforçando o posicionamento do estado nas principais rotas e mercados turísticos globais”, pontuou a diretora de produtos turísticos da Setur, Alessandra Pamplona.

“O Pará está em evidência e vamos continuar somando esforços para atrair cada vez mais turistas para cá. As feiras de turismo são o momento oportuno de promover nossos atrativos turísticos, nossa gastronomia, fortalecer a imagem do destino Pará, conhecer sobre as principais tendências do setor e fortalecer parcerias com o trade turístico”, sinalizou o titular da Setur, Eduardo Costa.