Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTAGONISMO CULTURAL

Belém sedia encontro estadual de Pontos de Cultura com foco em cidadania climática

Evento TEIA Pará reúne sociedade civil e governo no Parque da Cidade para debater diretrizes da Política Nacional Cultura Viva e eleger delegados para 2026

Por Amanda Engelke (SECULT)
14/01/2026 15h29

No próximo final de semana, dos dias 16 a 18, ocorre o TEIA Pará, Encontro Estadual de Pontos e Pontões de Cultura, com o tema "Cultura Viva, Cidadania Climática e Mobilização Social no Pará". A programação será no Parque da Cidade, com check-in e credenciamento a partir das 10h. Além dos representantes dos Pontos e Pontões, o público geral também pôde se inscrever como ouvinte, durante o período de 22 a 28 de dezembro de 2025. O encontro contará com rodas de debates temáticas, mostras artísticas e atividades formativas.

A TEIA Estadual dos Pontos e Pontões de Cultura representa um dos principais momentos de celebração, articulação, mobilização e participação da sociedade civil no âmbito da Política Nacional de Cultura Viva.

A abertura oficial será às 16h, com apresentação da Orquestra Jovem da Amazônia. Em seguida, a mesa de abertura contará com a participação da secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, Leandro Anton, Mestra Laurene Ataíde, Mestra Deia Palheta, Stela Cabral, Jorge Salles, José Maria Reis e mediação de Luci Azevedo. 

Mais tarde, às 18h, será o momento do jantar e mostra artística com o Ponto de Cultura Iaçá. 

Sábado (17) - No dia seguinte, a recepção e acolhimento terão início às 8h30 e, às 9h30, a conferência começa com uma mesa composta por José Maria Reis, Jorge Salles, Deize Botelho, Leandro Anton e Luci Azevedo, fazendo a mediação.

Depois, às 11h, ocorrem rodas de debates simultâneas. Roda I: Política Nacional Cultura Viva e Política Nacional Aldir Blanc; Roda II: Cultura Viva como eixo estratégico do Plano Nacional de Cultura; Roda III: Projeto de Lei da Política Paraense Cultura Viva (PPVC) e Roda IV: Redes de Pontos de Cultura do Pará: transversalidade, pluralidade e diversidade.

Às 12h30, o almoço será acompanhado da apresentação do Grupo Folclórico Os Arucarás, com Dança Verequete e Carimbó.

As atividades retornam 14h, com abertura do IV Fórum Paraense de Pontos e Pontões de Cultura (IV FPPdC), instância deliberativa e representativa, com finalidade de debater diretrizes da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), formular propostas para os próximos dez anos e eleger representantes para as seguintes instâncias: Comissão Estadual dos Pontos e Pontões de Cultura (CEPdC); e 30 Delegados para participação no Fórum Nacional de Pontos e Pontões de Cultura (FEPdC).

A partir das 15h, estarão reunidos os seguintes grupos de trabalho: GT I - Plano Nacional Cultura Viva +10 e Estratégia Brasil 2050; GT II - Governança da Política Nacional Cultura Viva; GT III - Cultura Viva, Trabalho e Sustentabilidade da Criação Artística e GT IV - Política Paraense Cultura Viva.

Encerrando o dia, às 18h, o jantar será com apresentação do Cordão de Pássaro Colibri de Outeiro e do Ponto de Cultura Grupo Acena, com o Coletivo Tamborimbó.

Domingo (18) - No último dia de programação, as atividades terão início às 9h30 a plenária de apresentação e referendo dos resultados/propostas dos GTs. Às 12h, o almoço terá apresentação do Ponto de Cultura Boi Bumbá Flor do Campo. A plenária final do IV FPPdC começa às 14h e irá definir os delegados e delegadas à Teia Nacional 2026. 

Já a Definição da próxima gestão/composição da Comissão Paraense dos Pontos e Pontões de Cultura – CPPdC, começa às 15h30. 

As falas de encerramento serão às 17h com a Comissão Paraense de Pontos e Pontões de Cultura, a Secretaria de Estado de Cultura e Ministério da Cultura. Às 18h, o jantar conta com apresentação do Ponto de Cultura Palhaços Trovadores (Espetáculo Mulher Calada) e Ponto de Cultura Sereias do Mar.

Texto: Juliana Amaral, Ascom Secult