Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AMBIENTE TECNOLÓGICO

Professor da rede estadual representa o Pará em evento científico, em São Paulo

O docente, que ministra aulas de Matemática e Física em Santarém, no oeste paraense, terá oportunidade de participar de palestras e visitas

Por Lilian Guedes (SEDUC)
14/01/2026 17h45

Professor da rede pública estadual, Márcio Bessa foi selecionado pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) para representar o Pará no Encontro para Professores do Ensino Médio (Espem), que será realizado no período de 12 a 17 de janeiro, na Escola Sirius, na cidade de Campinas, em São Paulo. 

Professor Márcio Bessa: aprendizado em centro de referência na América Latina

O Encontro visa proporcionar aos professores vivência em um ambiente tecnológico moderno e vibrante, como o Campus do CNPEM, localizado no interior paulista. A seleção dos professores é realizada por meio da avaliação do currículo Lattes e uma carta de intenção escrita pelo próprio profissional, explicando os motivos da participação na programação.

Márcio Bessa é lotado na Escola Estadual Antônio Batista Belo de Carvalho, no município de Santarém, oeste paraense, e leciona Matemática e Física. Ele avalia positivamente a oportunidade e aprendizagem em eventos dessa natureza.

“O Encontro é uma oportunidade de aprendizado com profissionais do CNPEM e troca de experiência com professores de vários lugares do País. Conhecer o CNPEM e toda a ciência, tecnologia e inovação que é feita, de perto, em nosso País, é algo incrível. Poder levar todo esse aprendizado para as nossas escolas vai ser muito importante. Um grande diferencial na minha prática enquanto professor", avalia Márcio Bessa.

Conteúdo - A programação e composta por aulas teóricas e práticas ministradas por profissionais do CNPEM, bem como palestras de convidados das áreas de Ciências e Educação. Os educadores também terão a oportunidade de visitar laboratórios e instalações que fazem parte do CNPEM, incluindo o Sirius, a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil, e na América Latina. 

A principal finalidade é introduzir os educadores no instigante e produtivo universo das pesquisas e desenvolvimento nas áreas de atuação do Centro, como luz síncrotron, biociências, nanotecnologia, engenharia e biorrenováveis, e também ao curso superior em Ciência, Tecnologia e Inovação da Ilum Escola de Ciência.

A Escola Sirius para Professores do Ensino Médio é voltada para docentes de Física, Química e Biologia. As vagas para os cinco dias de evento são oferecidas aos professores do Ensino Médio que ministram as disciplinas em escolas públicas municipais, estaduais e federais, e em instituições privadas de ensino.