Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Graesp forma mais um comandante para a aeronave Caravan

A formação do tenente-coronel da PM é resultado de um Termo de Cooperação firmado entre os estados do Pará e Amazonas

Por André Macedo (SEGUP)
15/01/2026 17h27

Destaque no Brasil na área de segurança, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), formou nesta quinta-feira (15) mais um comandante de aeronave, ampliando o quadro de pilotos qualificados.

Pabllo Henrique Coutinho Soares, 40 anos, é tenente-coronel da Polícia Militar do Estado do Amazonas, e o mais novo comandante da aeronave Caravan C208, que integra a  frota do Grupamento Aéreo.

Tenente-coronel Pabllo Henrique Coutinho Soares durante a comemoração pelo avanço na carreira

O oficial ingressou na Polícia Militar do Amazonas em 1º de março de 2008. No dia 3 de fevereiro de 2024 foi apresentado ao Graesp, por meio de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre os governos do Amazonas e Pará, onde passou a desempenhar as funções de copiloto e comandante de operações aéreas.

Com mais de 554 horas de voo, ele foi considerado tecnicamente apto. Seu nome foi indicado e aprovado, por um Comitê de Voo, ao Plano de Ascensão a Comandante de Aeronave. Para ele, a promoção a comandante é um “sentimento é ímpar na vida de um piloto policial, e da minha família. A concretização de anos de estudos, dedicação ao serviço e, neste momento da minha carreira, uma coroação, a sonhada promoção a comandante da aeronave Caravan C208. Fazer parte do Graesp no atendimento das diversas demandas, contribuir para o sucesso de cada missão que nos é dada e aperfeiçoar a arte de voar é muito gratificante”, disse o militar.

Profissionais da segurança pública que atuam no Graesp

Estrutura - O Grupamento Aéreo possui atualmente 13 aeronaves, sendo seis aviões e sete helicópteros. Para o diretor do Graesp, coronel Armando Gonçalves, as formações reforçam o comprometimento e investimento com a segurança pública no Estado, especialmente nas operações aéreas.

“As aeronaves do Graesp desempenham funções estratégicas e essenciais no Pará, especialmente com as especificidades, como as distâncias do Estado e as mais variadas condições que as demandas necessitam. Além da segurança pública, existem operações referentes à saúde, educação, transporte de pessoas e meio ambiente”, ressaltou o coronel Armando Gonçalves.