Gestores da Sespa se reúnem com direção da Santa Casa do Pará para alinhar projetos e investimentos
Titular da Saúde, Ualame Machado, conheceu as instalações da maior unidade hospitalar do Norte e reforçou o apoio do Estado aos planos de expansão do hospital
Nesta quinta-feira (15), a Secretaria de Estado de Saúde Pública, por meio do titular da Sespa, Ualame Machado, juntamente do secretário-adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, Ivison Carvalho e do secretário-adjunto de Gestão Administrativa, Paulo Lima, realizaram uma visita institucional à Santa Casa do Pará, em Belém.
A agenda institucional foi realizada para que os gestores pudessem conhecer as instalações, os serviços ofertados, projetos e atividades que estão sendo desenvolvidas por um dos maiores hospitais da região norte.
O Secretário de Estado de Saúde Pública, Ualame Machado, reforçou a importância de conhecer de perto as estruturas e entender as demandas, para que se possam somar forças e avançar com melhorias. “Hoje, junto com os secretários-adjuntos da Sespa, visitamos a Santa Casa de Misericórdia do Pará. Fomos recebidos pelo presidente Bruno Carmona e toda a equipe de direção da unidade. Conhecemos o trabalho fantástico que é feito por essa unidade de referência no estado, que tem grandes reconhecimentos, inclusive nacional e internacional. Entendemos as demandas, os principais projetos em andamento ou para serem iniciados e que certamente contarão com o apoio e o incentivo da Sespa, para que a gente possa melhorar a saúde pública no Pará, em especial numa área importante de atuação que é a atuação que tem a Santa Casa de Misericórdia do Pará”, afirmou.
A visita guiada pela equipe de gestão da Santa Casa percorreu diversos setores do hospital, finalizando com uma reunião para apresentação da instituição; planejamento estratégico, os resultados obtidos e projetos em andamento.
Segundo o presidente da Santa Casa, Bruno Carmona, é sempre muito importante receber um gestor na unidade, para que ele possa conhecer e entender as demandas.
“A Santa Casa é um órgão da administração indireta, vinculado à Sespa, que é a definidora de saúde pública do Estado, e para nós é sempre muito interessante quando o gestor vai à unidade, em que está sob sua responsabilidade, para conhecer, saber as demandas, entender naquilo que ele pode contribuir durante a sua gestão. E essa visita, logo no início da gestão do secretário Ualame, e dos demais adjuntos, dr. Ivison e Dr. Paulo, é muito interessante, porque mostra a boa vontade, o interesse em trabalhar em prol da sociedade, cumprindo todo um plano do governador Helder e da vice-governadora Hana. Esse alinhamento é fundamental, para que a gente entregue, cada vez mais, saúde de qualidade e com segurança. E a Santa Casa, que é o maior hospital do estado, o maior hospital da região norte, que tem toda uma vocação materna e infantil, mas que tem outros serviços de alta complexidade, é um equipamento que entrega muito à sociedade. Portanto, essa junção de forças é muito interessante e deixa todos nós muito satisfeitos, muito felizes em termos para termos um ano de trabalho, apesar de desafiador, certamente vitorioso”, enfatizou Bruno Carmona.
Reconhecimento
A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, está na lista dos seis hospitais públicos do governo do Pará e uma unidade municipal que foram reconhecidos entre os 100 melhores do Brasil, segundo levantamento do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), realizado em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Instituto Ética Saúde.
