Orla de Muaná fortalece potencial turístico e qualidade de vida da população no Marajó
De 2019 a 2026, o Governo do Estado já entregou mais de 20 novas orlas por todo o Pará
Entregue há um ano, a orla do Rio Mocajatuba “João Cancio Brabo de Carvalho”, no município de Muaná, se destaca ao incentivar o turismo, promover esporte e lazer aos moradores e fortalecer a economia da Região de Integração Marajó.
Desde a entrega, no dia 18 de janeiro de 2025, o fotógrafo Henrique Freitas, morador de Muaná há 31 anos, frequenta diariamente a nova orla. Além da prática de exercícios físicos, o cenário na beira do rio é ótima opção para a produção de fotografias e lazer.
"Comecei a me exercitar mais ainda por conta da academia ao ar livre que tem na orla, faço fotos do belo pôr do sol e levo as crianças, sempre que posso, para brincar. A orla oferece um espaço público para diversas atividades físicas e convivência, acessível a pessoas de todas as idades. Sentimos a melhora da qualidade de vida e a valorização da nossa cidade neste primeiro ano de funcionamento", conta o fotógrafo.
Com 85 metros de extensão e área total de 7.642,79 m², a reconstrução da orla do Rio Mocajatuba consistiu na construção de muro de arrimo com rampa de acesso em concreto, praia artificial, trapiche em concreto, mirante, banheiros, quiosques, quadras de areia, bancos, playground, academia ao ar livre, pavimentação, urbanização e estacionamento. O investimento foi de cerca de R$ 6 milhões.
Esta é a segunda orla entregue pelo Governo do Pará ao município de Muaná, em parceria com a prefeitura. Desde setembro de 2024, a população do Distrito de São Miguel do Pracuúba usufrui de espaço reconstruído, que também gera emprego e renda devido ao crescimento do turismo na região e ao fomento ao comércio.
Infraestrutura - "Seguimos garantindo a entrega de equipamentos públicos que tragam o desenvolvimento econômico, social, cultural e turístico dos municípios. As orlas são obras de infraestrutura que abrangem as áreas do esporte, cultura e lazer, importantes para que as pessoas possam contemplar a natureza, espaços de congregação entre as famílias e que movimentam a economia local", assegura Ruy Cabral, secretário de Estado de Obras Públicas (Seop).
Desde 2019, somente por meio Seop, o município de Muaná recebeu, aproximadamente, R$ 36 milhões em investimentos de pavimentação asfáltica, reconstrução de orlas e infraestrutura.
O auxiliar administrativo, Julian Frank, morador do município, adora pedalar e caminhar no final da tarde pela orla e proximidades, e afirma que o investimento estadual reflete diretamente no aumento da qualidade de vida da população.
"Antigamente, não tinha um ponto turístico para ir e agora como temos, passou a ser rotina frequentar e valorizar o espaço. A orla trouxe mais opções para passeios, fazer exercícios, tomar um banho e também degustar bons lanches, o que gerou mais visibilidade e renda, especialmente, para as famílias que trabalham na área e para os mototaxistas que transportam os moradores de suas casas para a orla", finaliza. De 2019 a 2026, o Governo do Estado entregou obras de 24 orlas por todo o Pará.
