Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Mangueirão recebe milhares de foliões na abertura oficial do pré-Carnaval de Belém

Evento comandado por Wesley Safadão reforça vocação multifuncional do estádio e movimenta cultura, turismo e economia da capital paraense

Por Jessé Lima Melo (SEEL)
18/01/2026 14h00

O estacionamento do Estádio Olímpico do Pará – Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, recebeu milhares de foliões neste sábado (17), durante a abertura oficial do pré-Carnaval de Belém. O estacionamento da arena se transformou em um grande circuito de festa para o Bloco Vai Safadão, com apresentações de artistas nacionais e regionais que animaram o público até a madrugada.

A festa integrou o projeto Circuito Mangueirão, que fortalece a utilização do estádio como arena multifuncional para grandes eventos esportivos, culturais e religiosos. O evento contou com a participação de artistas como Joelma, Léo Santana e Marcynho Sensação, que embalaram os foliões com sucessos de diferentes gerações.

Cultura e economia em movimento

Para o secretário de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Cássio Andrade, a realização do pré-Carnaval reforça o compromisso do Governo do Pará em promover eventos que valorizem a cultura local e fomentem o turismo.

“Estamos muito felizes em ver o Mangueirão cumprindo esse papel multifuncional. Além do esporte, o estádio se consolida como um grande espaço para eventos culturais, movimentando o turismo, a economia e levando lazer de qualidade à população”, afirmou o secretário.

Desde o início da noite, o público começou a ocupar o estacionamento do estádio. Às 23h, Wesley Safadão subiu no trio elétrico e conduziu o bloco com hits como “Tava na Revoada”, “Laranjinha” e “Porsche Azul”, levando os foliões ao delírio.

Público aprova estrutura e segurança

A estudante Ana Paula Silva, de 24 anos, celebrou a presença dos artistas e a energia do evento. “Foi incrível! Ver tantos artistas juntos e o Safadão aqui em Belém é algo que a gente espera o ano todo. A energia do público estava surreal”, disse.

Já o folião Lucas Sena destacou a estrutura e a organização. “Gostei muito do evento, consegui aproveitar bastante com os meus amigos, curti toda a nostalgia que é aproveitar um carnaval com trio elétrico, sempre com muita segurança e conforto, igual a todos os eventos que acontecem no Mangueirão. Ótima estrutura”, afirmou.

Estrutura reforçada e operação integrada

A segurança e o atendimento médico durante o evento foram garantidos pelo Governo do Pará, por meio de uma operação integrada com efetivo das forças de segurança, ambulâncias, equipes médicas e profissionais de enfermagem posicionados em pontos estratégicos. A ação assegurou o bem-estar dos foliões durante toda a programação.

O diretor de eventos do Mangueirão, Fabiano Scherer, ressaltou a importância do planejamento. “Trabalhamos com um planejamento detalhado para oferecer segurança, conforto e uma experiência positiva ao público. Ver o estacionamento completamente lotado e a alegria das pessoas mostra que o objetivo foi alcançado”, destacou.

Atrações nacionais movimentam o pré-Carnaval

A programação do Bloco Vai Safadão foi aberta por Marcynho Sensação, que embalou o público com músicas como “Tu Xera” e “Rolê”. Em seguida, Léo Santana agitou os foliões com os sucessos “Contatinho”, “Zona de Perigo” e “Toma”.

A cantora paraense Joelma emocionou a plateia com hits que marcaram sua trajetória, como “Dançando Calypso”, “A Lua Me Traiu” e “Voando pro Pará”, reforçando sua forte conexão com o público local.

Mangueirão tem agenda cheia em 2026

Além dos eventos carnavalescos, o Estádio Olímpico do Pará já conta com uma extensa programação para 2026. Neste domingo (18), às 17h, o estádio recebe a final da Supercopa Grão-Pará, entre Clube do Remo (campeão paraense 2025) e Águia de Marabá (campeão da Copa Grão-Pará).

O Mangueirão também será palco da abertura do Parazão Banpará e de partidas do Campeonato Brasileiro da Série A, com jogos do Clube do Remo.

No calendário cultural, o destaque é o Bloco Vumbora 2026, que acontece no dia 31 de janeiro, trazendo Bell Marques, Durval Lelys e Rafa & Pipo Marques para transformar Belém em uma extensão do Carnaval da Bahia.

Outro momento histórico será o show da banda Guns N’ Roses, que se apresentará pela primeira vez na Região Norte, no dia 25 de abril, com a turnê “Because What You Want and What You Get Are Two Completely Different Things”.

No campo religioso, a Arquidiocese de Belém confirmou a realização da Vigília de Encerramento Nacional da Quaresma de São Miguel nos dias 26 e 27 de setembro, também no Mangueirão.