Seduc abre Jornada Pedagógica 2026 para planejar ações de ensino de quase 500 mil estudantes
Com o tema “Práticas que inspiram a educação paraense”, o evento reúne gestores e professores de todo o Estado para definir o calendário, matriz curricular e metas de aprendizagem para o novo ano
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou, nesta terça-feira (20), a Jornada Pedagógica 2026, com o tema “Práticas que inspiram a educação paraense”. O evento reúne equipes técnicas e pedagógicas de todas as escolas da rede pública estadual e ocorre entre os dias 20 e 22 de janeiro.
O secretário-adjunto de Educação Básica, Júlio Meireles, ressaltou que a Jornada Pedagógica é um espaço de reconhecimento e planejamento coletivo para a rede estadual. “Iniciamos mais uma Jornada Pedagógica como um momento de agradecer o empenho e a dedicação de professores, gestores e equipes técnicas das DREs por tudo o que foi construído de forma coletiva em 2025. Agora é hora de refletir sobre os resultados e planejar o ano de 2026. A jornada foi preparada com muito cuidado pelas diretorias da Secretaria para servir como eixo norteador das ações em cada escola, sempre com foco na aprendizagem dos quase 500 mil estudantes da rede estadual”, ressaltou.
Nos demais dias, a programação será realizada em formato on-line, com transmissões ao vivo pelo canal oficial da Seduc no YouTube, permitindo a participação das equipes técnicas e pedagógicas de todas as regiões do Estado.
A programação contempla diálogos estratégicos voltados ao fortalecimento da aprendizagem e da gestão educacional em toda a rede estadual.
Programação
Dia 20/01 - Matriz curricular, calendário escolar, avaliação educacional, com análise de resultados e impactos, programa de formação continuada e recursos didáticos.
Dia 21/01 - Alfabetiza Pará, recomposição das aprendizagens, programas Pé-de-Meia e Bolsa Família, Busca Ativa, gestão de recursos e impacto na aprendizagem, além de um painel sobre educação escolar.
O encerramento da jornada ocorre na quinta-feira (22), com o momento “Professor conversando com professor”, dedicado à troca de experiências e práticas pedagógicas, com foco na área de Língua Portuguesa.
