Codec define diretrizes estratégicas para 2026 em reunião ordinária do Conselho de Administração
Planejamento estratégico e governança orientam decisões para o novo exercício institucional
Diretrizes estratégicas voltadas ao planejamento institucional, à governança corporativa e à gestão dos ativos industriais do Estado orientaram a reunião ordinária do Conselho de Administração (Consad) da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), realizada nesta quinta-feira (22). A reunião resultou em importantes deliberações sobre matérias estruturantes que passam a nortear a atuação da Companhia no médio e no longo prazo.
Na pauta, constaram a avaliação do desempenho institucional referente ao exercício de 2025; a análise do Plano de Negócios e Estratégia de Longo Prazo para o ciclo 2026–2030; a apresentação da Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa; a proposta de alteração do Estatuto Social; a instituição do Programa de Regularização de Empresas nos Distritos Industriais e a apreciação do calendário anual de deliberações do Conselho. Todas as matérias submetidas foram analisadas, discutidas, votadas e aprovadas pelos conselheiros.
Durante as apresentações, as análises evidenciaram avanços na manutenção e na organização dos distritos industriais em operação, além da definição de frentes prioritárias voltadas à racionalização da carteira de áreas industriais, ao fortalecimento da segurança jurídica dos ativos e à requalificação de espaços atualmente subutilizados, com impacto direto na previsibilidade institucional e na melhoria do ambiente de negócios.
Elaborados em conformidade com a Lei nº 13.303/2016, o Plano de Negócios e Estratégia de Longo Prazo e a Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa estabelecem programas e metas de trabalho, além de princípios, diretrizes e compromissos relacionados à transparência, à integridade e à responsabilidade na gestão pública, alinhando a atuação da Companhia às boas práticas de governança corporativa e ao interesse público.
Outro ponto apreciado foi a Resolução Consad nº 003/2026, que institui o Programa de Regularização de Empresas nos Distritos Industriais , instrumento voltado ao ordenamento territorial, à requalificação das áreas industriais e à valorização do patrimônio público destinado à atividade produtiva.
Para o presidente do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva, Lutfala Bitar, as deliberações representam um momento de amadurecimento institucional e de alinhamento estratégico. “Estamos estabelecendo bases consistentes para uma atuação cada vez mais qualificada, com governança fortalecida, gestão responsável dos ativos industriais e maior capacidade do Estado de induzir investimentos com segurança jurídica e visão de longo prazo”, afirmou.
Além dos membros do Conselho de Administração, participaram da reunião, como convidados, sem direito a voto, o conselheiro fiscal Carlos Ledo e os membros da Diretoria Executiva, Artur Tourinho (Diretoria Administrativa e Financeira), Manoel Ibiapina (Diretoria de Atração de Investimentos e Negócios), Edimar Gonçalves (Diretoria Jurídica) e Ruy Klautau de Mendonça (Diretoria Técnica).
Com as decisões aprovadas, ficam estabelecidos parâmetros claros para a condução das políticas institucionais da Companhia no próximo ciclo, integrando planejamento estratégico, governança corporativa e gestão qualificada dos ativos industriais, em consonância com os objetivos do Estado para o desenvolvimento econômico sustentável do Pará.
