Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JANEIRO BRANCO

Psicoterapia fortalece autonomia entre usuários do Centro Integrado de Reabilitação

Atendidos em ambiente seguro, sigiloso e acolhedor, usuários e profissionais do CIIR fortalecem a autoestima, desenvolvem habilidades e aprendem a se adaptar a mudanças

Por Danielle Carvalho (CIIR)
23/01/2026 16h05

No Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, o cuidado com a saúde mental é garantido pelo Serviço de Psicoterapia, que atua de forma contínua e integrada para promover autonomia, bem-estar e qualidade de vida aos usuários assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no território paraense.

Psicólogos do Serviço de Psicoterapia desenvolvem atendimentos voltados às necessidades individuais de cada usuário, considerando não apenas os aspectos físicos, mas também emocionais, sociais e familiares envolvidos no processo de reabilitação. Os usuários são atendidos em salas exclusivas, garantindo um ambiente seguro, sigiloso e acolhedor para a escuta e o cuidado.

Treinamento sobre saúde mental reuniu gestores e demais profissionais

De acordo com a psicóloga Vanessa Rebelo, que atua no serviço de Reabilitação do CIIR, o acompanhamento psicológico é fundamental porque muitos usuários enfrentam mudanças significativas em suas vidas, impactando diretamente seus relacionamentos. “A reabilitação não envolve apenas o corpo, mas também a mente. A psicoterapia contribui para a autonomia, o autoconhecimento, a tomada de decisões e a adaptação a novas realidades, além de ajudar os usuários a lidarem com frustrações, medos, perdas e desafios relacionados à sua condição de saúde”, explica a profissional.

Os atendimentos utilizam diferentes estratégias terapêuticas, sempre respeitando a singularidade de cada usuário. Entre elas estão escuta qualificada, acolhimento emocional, intervenções individuais, atendimentos em grupo quando indicados e orientações familiares. Também são trabalhadas estratégias voltadas à regulação emocional, ao fortalecimento da autoestima, ao desenvolvimento de habilidades, à ressignificação de experiências difíceis e à adaptação às limitações ou mudanças funcionais, com o objetivo de promover uma vivência mais saudável no processo de reabilitação.

Assistência integrada e cuidado humanizado - O trabalho psicológico no CIIR é desenvolvido por uma equipe interdisciplinar, composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros, médicos e outros profissionais. Essa articulação possibilita um olhar amplo sobre o usuário e fortalece o cuidado humanizado, favorecendo a adesão ao tratamento e intervenções mais eficazes.

Marco Pastana, após sessão de psicoterapia com a psicóloga Vanessa Rebelo: ″A gente se sente mais leve, mais tranquilo após o atendimento.″

Usuário do Serviço de Reabilitação do CIIR, Marco Pastana, 25 anos, morador de Ourém (município do nordeste paraense), diz que “a psicoterapia me ajuda muito na convivência com minha família e meus amigos, e na promoção de pensamentos bons. Eu trago tudo para a psicóloga, coisas boas ou não, e isso vai me ajudando no dia a dia. A gente se sente mais leve, mais tranquilo. É um processo contínuo e muito importante para o bem-estar”.

O Serviço de Psicoterapia também é oferecido aos usuários atendidos no Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), que funciona na Rua Presidente Pernambuco, nº 489, Bairro Batista Campos, em Belém.

Educação em saúde mental - Além do cuidado direto com os usuários, o CIIR dedica atenção à saúde mental de seus profissionais. Como parte das ações alusivas à campanha nacional “Janeiro Branco”, a instituição realiza o ciclo de treinamento “Saúde Mental”, conduzido pelo coordenador de Recursos Humanos do CIIR, psicólogo Thiago Costa. Desde a última sexta-feira (16,) a capacitação já alcançou chefias, gestores e demais profissionais do CIIR e Cetea. A programação prossegue até 30 de janeiro.

Para o assistente da Oficina Ortopédica Denilson Silva, o treinamento foi significativo por reforçar a importância da motivação e do cuidado emocional no ambiente de trabalho. “Desafios todo mundo tem, mas isso não é motivo para desistir. A palestra incentiva a gente a manter o foco, fortalece a união das equipes e contribui para um ambiente baseado na cooperação e no apoio mútuo”, ressalta.

O CIIR reforça que falar sobre emoções é um ato de cuidado, não de fraqueza. O cuidado com a saúde mental deve acontecer durante todo o ano, por meio de hábitos saudáveis, do reconhecimento das emoções e da busca por ajuda sempre que necessário. Cuidar da mente é um compromisso diário consigo e com o outro.

Palestra no Cetea promoveu reflexões sobre saúde mental e bem-estar no ambiente de trabalho

Referência para PcD - O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará em assistência de média e alta complexidade à Pessoa com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Funciona na Rodovia Arthur Bernardes, nº 1000, Bairro Val-de-Cães, em Belém.

 Texto: Tarcísio Barbosa - Ascom/CIIR