Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIAS GLOBAIS

Sespa participa de fórum internacional para acelerar transformação da Atenção Primária

Evento reúne Opas, Banco Mundial e BID para discutir novos investimentos e estratégias de saúde integrada para o Pará e as Américas

Por Giullianne Dias (SESPA)
26/01/2026 13h40

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) participa da Segunda Reunião Regional da Aliança pela Atenção Primária à Saúde (APS) nas Américas, que acontece desta segunda-feira (26) até a quarta-feira (28), no Rio de Janeiro. O evento reúne representantes de governos, organismos internacionais e instituições financeiras para discutir estratégias que acelerem a transformação dos sistemas de saúde, tendo a Atenção Primária como base organizadora do cuidado.

Representando a Sespa, a diretora de Políticas de Atenção Integral à Saúde da Sespa (DPAIS), Ana Paula Oliva, já está no Rio de Janeiro participando das atividades do encontro. A presença do Estado reforça o compromisso do Pará com o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e com a construção coletiva da Aliança pela APS nas Américas, iniciativa que busca sistemas de saúde mais integrados, equitativos, resilientes e centrados nas pessoas.

Para Ana Paula, a participação da Sespa é estratégica para o avanço das políticas públicas de saúde no Estado. “Considerando que o objetivo do evento é discutir estratégias para acelerar a transformação dos sistemas de saúde nas Américas, com foco na Atenção Primária em Saúde, por meio da cooperação e do alinhamento de agendas técnicas, políticas e de investimento, a presença da Sespa nos permite o intercâmbio de experiências, além da identificação de inovações para melhores prestações de serviços e oportunidades de investimentos por meio de entes internacionais, sempre considerando as características do território e da população paraense”, destacou.

Ao longo da programação, serão debatidos temas como governança e financiamento dos sistemas de saúde, redes de atenção, regionalização, participação social, transformação digital, emergências em saúde, além do cuidado materno-neonatal e das condições crônicas. O encontro também prevê a identificação de oportunidades de investimento e inovação na organização e na oferta de serviços de saúde baseados na Atenção Primária.

Promovida pelo Ministério da Saúde do Brasil, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Segunda Reunião Regional da Aliança pela Atenção Primária à Saúde nas Américas é considerada um espaço estratégico de alto nível para o intercâmbio de experiências, aprendizado conjunto e definição dos próximos passos da ação coletiva voltada à transformação dos sistemas de saúde no continente.