Polícia Civil celebra o Dia do Policial Veterano com programação inédita de valorização
Evento realizado nesta segunda-feira (26) ofereceu atendimentos de saúde, orientação jurídica e resgate histórico para servidores aposentados que dedicaram décadas à segurança pública
Nesta segunda-feira (26), a Polícia Civil, por meio da Diretoria de Recursos Humanos (DRH), realiza uma programação institucional alusiva ao Dia do Policial Civil Veterano, celebrado em 24 de janeiro, data instituída por lei estadual específica. As atividades foram voltadas exclusivamente aos policiais civis aposentados.
O delegado-geral da Polícia Civil, Raimundo Benassuly, destacou a importância da criação da data comemorativa e o papel fundamental dos policiais civis veteranos. “Foi um marco que nós observamos, pois não havia um reconhecimento institucional, por meio de lei, do Dia do Policial Civil Veterano. São homens e mulheres que dedicaram suas vidas à Polícia Civil. Hoje realizamos a primeira comemoração e, daqui para frente, serão muitas outras”, afirmou.
Durante a programação, estão sendo disponibilizados atendimentos especializados da Diretoria de Recursos Humanos (DRH), com orientações sobre direitos, requerimentos administrativos e esclarecimento de dúvidas funcionais; da Diretoria de Assistência à Saúde, com serviços e orientações voltadas ao bem-estar dos aposentados; além do recebimento de documentos, objetos e itens de valor histórico destinados à ampliação do acervo do Museu da Polícia Civil do Estado do Pará e ao registro institucional.
O diretor de Recursos Humanos, Juliano Corrêa, ressaltou a atuação da DRH durante a atividade e os benefícios oferecidos aos homenageados. “Nossa proposta, além de promover a troca de experiências entre os aposentados e os servidores da ativa, foi oferecer atendimento exclusivo para atender demandas específicas desse público, que muitas vezes desconhece direitos que lhe são assegurados”, destacou.
A iniciativa teve como finalidade promover o acolhimento, a orientação funcional e a valorização da trajetória profissional dos servidores veteranos, reforçando o vínculo institucional e a preservação da memória histórica da Polícia Civil.
A solenidade contou ainda com a presença de Elizabete Evanovich, filha do ex-delegado Manoel Evanovich, já falecido, profissional reconhecido por sua contribuição à formação de inúmeros policiais civis. Ela destacou como era a relação familiar de seu pai. “Ele sempre soube separar muito bem a vida familiar da profissional. A dimensão do quanto era querido dentro da Polícia Civil ficou ainda mais evidente em um momento difícil de sua vida, quando precisou se aposentar”, relembrou.
A cerimônia ocorreu no auditório Ione Coelho, na Delegacia Geral, e contou com a presença de policiais civis veteranos e diversas diretorias da instituição para prestigiar a programação.
O ex-investigador Leônidas Imbiriba Filho também compartilhou sua experiência ao longo de 40 anos de atuação na Polícia Civil. “Sempre tive o sonho de ser policial. Passei no primeiro concurso e exerci o cargo de investigador por muitos anos. Foram inúmeros desafios diários e, se tivesse a oportunidade, escolheria ser policial novamente”, afirmou.
A iniciativa reafirma o compromisso da Polícia Civil com o reconhecimento, a valorização e o respeito aos policiais civis que dedicaram suas vidas funcionais ao serviço público e à segurança da sociedade paraense.
Texto: Rebeca Reis, estagiária, sob supervisão de Milena Sabrina
