Segup realiza capacitação do programa Pró-Mulher Pará em Castanhal
A ação tem como objetivo levar atendimento qualificado para mulheres em situação de vulnerabilidade por todas as localidades do Estado
A Diretoria de Políticas Públicas e Prevenção Social (DPS), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), realizou, nos dias 22 e 23 de janeiro, uma capacitação do programa Pró-Mulher Pará, no município de Castanhal, destinada a servidores que atuam no atendimento à mulheres vítimas de violência doméstica. O Workshop ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Semutran).
A diretora de Políticas Públicas e Prevenção Social da Segup, delegada Ariane Melo, ressalta a importância dos encontros que estreitam laços entre a rede de apoio às mulheres vítimas de violência. “Mais uma vez, iniciamos o ano de 2026 com as capacitações e instruções para aumentar a rede de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. Esses momentos são de suma importância para que possamos capacitar agentes de segurança e demais servidores para que possam acolher e orientar da melhor forma possível as vítimas que buscam ajuda, e desta forma, fortalecemos essa rede com profissionais capacitados a orientá-las no que for necessário”, disse a diretora.
A capacitação dá continuidade ao trabalho de conscientização dos agentes de segurança pública do Estado no atendimento à vítimas em situação de vulnerabilidade, elucidando ferramentas para acolher e disponibilizar um atendimento humanizado. Além disso, as palestras também abordaram temas sobre mulheres dentro do ambiente escolar, esclarecendo maneiras de disponibilizar canais de denúncia de forma confiável ao público jovem, que esteja diante de uma situação de vulnerabilidade.
Para o titular da Segup, o secretário Ed-Lin Anselmo, a ação representa o compromisso do Estado em conscientizar o sistema de segurança pública no que tangencia ao atendimento especializado à mulher em estado de vulnerabilidade, aumentando assim a rede de apoio às vítimas. “A capacitação contínua dos nossos servidores é fundamental para fortalecer as políticas públicas de proteção às mulheres. A ação realizada em Castanhal, com a qualificação do programa Pro-Mulher Pará, reforça o compromisso do governo do Estado em levar conscientização, preparo técnico e atendimento humanizado a todos os municípios paraenses. Nosso objetivo é garantir que cada profissional esteja cada vez mais preparado para acolher, orientar e proteger mulheres em situação de violência doméstica, aumentando assim a rede de apoio em torno das vítimas”, frisou o secretário.
Pró-Mulher
O programa Pró-Mulher Pará foi inicialmente implantando na Região Metropolitana de Belém. Atualmente, a rede de atendimento está presente nos municípios de Abaetetuba, Ananindeua, Altamira, Barcarena, Belém, Bragança, Castanhal, Dom Eliseu, Marituba, Marabá, Distrito de Mosqueiro, Paragominas, Salinópolis, Santarém, Tailândia e Tucuruí. Soure, na ilha do Marajó, Xinguara e Redenção. As capacitações iniciadas neste mês de janeiro seguem com programação ao longo do ano, direcionada aos demais municípios.
Texto: Rubens Alves com supervisão de Walena Lopes
