Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Geral de Tailândia reforça cuidados com saúde mental no 'Janeiro Branco'

Serviço de Psicologia da unidade promove diálogo nos leitos, nas recepções ambulatoriais e nos setores de Urgência e Emergência

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
26/01/2026 17h03

Durante o mês da campanha nacional Janeiro Branco, voltada à conscientização sobre saúde mental, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), no sudeste paraense, intensifica ações desse tipo de cuidado dentro da própria unidade. A iniciativa, conduzida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), com apoio do Serviço de Psicologia, envolve usuários, acompanhantes e profissionais de saúde, e já alcança cerca de 220 participantes.

A equipe promove diálogo diretamente nos leitos, nas recepções ambulatoriais e nos setores de Urgência e Emergência. Nessas abordagens, o psicólogo apresenta a proposta do "Janeiro Branco", repassa orientações gerais sobre saúde mental e também oferece escuta e orientações individuais, conforme a necessidade de cada pessoa atendida.

Ação também foi realizada no setor de Urgência e Emergência do HGT

A psicóloga Izabel Alves, que acompanha as ações, ressalta que falar sobre saúde mental no ambiente hospitalar amplia a atenção aos usuários. “Cuidar da saúde mental também faz parte do tratamento. Muitas pessoas estão passando por situações difíceis e precisam de informação, escuta e apoio para lidar com esse momento”, informou a profissional.

Alimentação - Além do Serviço de Psicologia, a ação conta com a participação do Setor de Nutrição. Durante as orientações, a equipe também aborda a relação entre alimentação e saúde mental, reforçando a importância de hábitos alimentares regulares como parte do cuidado com o corpo e a mente.

Iniciativa, conduzida pelo Grupo de Trabalho de Humanização, também envolve usuários internados

A iniciativa envolve usuários internados e quem aguarda atendimento. Maria Edite, 52 anos, acompanha o marido no pronto atendimento e aprova as orientações. “Eu achei muito boa a palestra. Já tinha ouvido falar do 'Janeiro Branco' na Igreja, e aqui eu pude aprender ainda mais sobre a campanha. Acho muito importante o Hospital ter esse cuidado com as pessoas, porque muitas vezes elas não têm acesso a um psicólogo. Aqui, mesmo que de forma mais simples, a gente consegue ter esse contato com esses profissionais e aprender como cuidar da nossa mente”, disse Maria.

Materiais didáticos, com orientações personalizadas, são entregues aos usuários

Como parte da campanha, a equipe também entrega, nos setores de atendimento, material educativo com orientações sobre cuidados com a saúde mental, sinais de atenção e formas de buscar ajuda.

A psicóloga Izabel Alves reforçou que a informação é importante na prevenção e no cuidado. “Quando a gente leva informação de forma simples ajuda as pessoas a reconhecerem sentimentos, entenderem sinais de sofrimento emocional e saberem onde procurar apoio. A saúde mental precisa ser falada em todos os espaços”, disse a profissional, acrescentando que as atividades se estendem a outros setores do HGT. “Na hemodiálise e na UTI, por exemplo, já existe acompanhamento psicológico, e durante a campanha esse cuidado é intensificado, com mais abordagens e momentos de escuta”.

Laço branco feito com materiais recicláveis

Simbologia - O GTH também fez um laço branco com materiais recicláveis para simbolizar a campanha Janeiro Branco. O laço fica exposto em um espaço de circulação do Hospital, e recebe registros dos usuários, que apoiam a iniciativa e incentivam o cuidado com a saúde mental.

Além disso, 240 laços menores são entregues aos profissionais do HGT. Eles utilizam o símbolo durante o mês para reforçar a campanha dentro da unidade e estimular o diálogo sobre saúde mental no ambiente de trabalho e no atendimento aos usuários.

Psicóloga Izabel Alves acompanha as ações

Serviços - O Hospital Geral de Tailândia dispõe de 71 leitos, incluindo 10 de UTI Adulto e 10 de UTI Neonatal. Os serviços são ofertados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com acesso por meio da Central de Regulação Municipal.

Os atendimentos de urgência e emergência ocorrem em regime de livre demanda ou por encaminhamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Texto: Andrey Silva - Ascom/HGT