Comunidade do Guamá fiscaliza avanço das obras de modernização no sistema de água
Integrantes da Comissão de Acompanhamento visitam canteiro da Cosanpa. Projeto financiado pelo BID ampliará reserva e distribuição para três bairros de Belém.
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) recebeu, nesta quarta-feira (28), a visita dos integrantes da Comissão de Acompanhamento de Obras (CAO), que monitora a evolução das melhorias em desenvolvimento no sistema de água que atende o bairro do Guamá, em Belém. A modernização de equipamentos e a ampliação da capacidade de armazenamento da água distribuída no bairro é um dos objetivos do Projeto de Desenvolvimento do Saneamento (Prodesan Pará), executado pelo Governo do Pará, por meio da Cosanpa, e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Construído nos anos 1970, o sistema de abastecimento de água que atende moradores do Guamá, e partes dos bairros da Cremação e Condor, ganhará mais dois reservatórios, uma subestação elétrica e bombas modernas, aumentando a capacidade de armazenamento de água e potência para distribuição na rede.
Moradora do Guamá há cerca de 35 anos, Maria do Carmo Farias destacou a importância da visita para saber avaliar os avanços da obra e as projeções para os próximos meses. “Nossa comunidade recebeu essa graça de melhoramento da água, e essa visita trouxe mais esclarecimentos e escuta das nossas demandas sobre como esse trabalho está sendo feito”, contou Maria do Carmo, eleita pela comunidade, em agosto de 2025, como presidente da Comissão.
Integração - Atualmente, além da Comissão do Guamá, moradores de outras seis áreas de Belém já participaram de reuniões com a Cosanpa para eleição dos representantes que vão acompanhar as obras nos sistemas de abastecimento de água. “Entre as comissões já eleitas, essa foi a primeira que visitou um canteiro de obras. Esse é um momento importante porque estamos ampliando a integração e a participação da comunidade na obra, para que ela também seja multiplicadora desse trabalho”, disse a subcoordenadora Ambiental e Social do Prodesan Pará, Layla Gomes.
Nesta quinta-feira (29), uma nova Comissão de Acompanhamento de Obras (CAO) será formada. Desta vez, com moradores do Sistema de Abastecimento de Água Cordeiro de Farias, que atende moradores do Conjunto Cordeiro de Farias, partes dos bairros Tapanã e Parque Verde, e os conjuntos Bela Vista, Antônio Barata, Jardim América, Kikuchi, Zoé Gueiros, Mário Couto e outras comunidades do entorno.
A Comissão terá seis integrantes, e composição paritária de gênero. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e ser residente da área atendida pelo Sistema Cordeiro de Farias. A reunião para apresentação do projeto será realizada às 18h, na Escola Estadual Aldebaro Klautau.
