Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABASTECIMENTO

Parque Linear da Nova Doca é referência para prática de exercícios e lazer ao ar livre 

Segurança, sinalização e estrutura física estão entre os pontos altos para a preferência dos frequentadores

Por Giovanna Abreu (SECOM)
30/01/2026 08h10

Há mais de três meses, Belém conta com um novo cartão-postal, o Parque Linear da Nova Doca. Além de ponto de encontro de famílias e amigos, o equipamento urbano se consolida, diariamente, como referência para a prática de exercícios físicos e de lazer para a população. A gestora ambiental Conceição Costa caminha, no mínimo, cinco vezes na semana ao longo da avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Reduto, e destaca a estrutura oferecida para a melhor qualidade de vida dos belenenses. 

“Eu moro na Doca há mais de 15 anos e sempre tive o hábito de fazer caminhadas, mas depois da entrega dessa obra, tudo mudou para melhor. A estrutura ficou maravilhosa, a segurança que sentimos faz com que sirva de incentivo para que mais pessoas passem a se exercitar, porque temos viaturas da polícia fazendo rondas, sinalização adequada. Espaços como esse fazem a diferença na qualidade de vida da população”, ressalta. 

Com 1,2 quilômetro de extensão e mais de 23 mil m² de área requalificada, o espaço urbano foi reconstruído pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), em parceria com o Governo Federal, através da Itaipu Binacional.

Avenida estimula a prática de exercícios

“A Nova Doca foi idealizada considerando, entre diversos aspectos, o costume da população em usar aquela área para atividades físicas e de interação social. Dessa forma, o projeto contemplou uma variedade de equipamentos urbanos, como quiosques, academia ao ar livre, espaços kids e pet, áreas de descanso e contemplação, além de uma miniquadra, qualificando a avenida Visconde de Souza Franco e estimulam ainda mais o uso habitual com conforto e segurança”, comenta Naira Carvalho, arquiteta da Seop. 

A professora Raimunda Oliveira elogia e aproveita o novo espaço. “Além da beleza da obra, a organização, estrutura e segurança são o diferencial da nova Doca. É mais comodidade, especialmente, para pessoas idosas como eu. Vemos todos usufruindo do espaço, crianças, adolescentes, adultos e idosos, é muito legal porque também serve como incentivo de esporte e lazer. Ficou show”, diz. 

A Nova Doca reúne infraestrutura diversificada, incluindo ciclovia, jardins, áreas para piqueniques e eventos, parques infantis com brinquedos acessíveis, academia ao ar livre, quadra de basquete, quiosques com banheiros, bicicletário, espaço pet, iluminação em LED e equipamentos de sustentabilidade, como placas solares para geração de energia limpa.

Moradores e trabalhadores se orgulham da Nova Doca

De bicicleta, o agente de portaria Nelson Almeida, que mora nas proximidades da avenida, aproveita a ciclovia para passear e se deslocar para fazer compras. “Ficou maravilhosa a nova estrutura, além de ser um espaço seguro e preparado para andar de bicicleta, podemos trazer as crianças para brincar, pegar um vento. Espaços como esse são fundamentais para a cidade”, finaliza.  

Outro atrativo é o Balé das Águas, com 64 jatos iluminados e apresentações programadas em 121 m², que têm também dois espelhos d’água automatizados. A passarela metálica com mirante, que conecta as primeiras quadras, cria novos pontos de observação e valoriza o percurso visual.

O paisagismo recebeu o plantio de cerca de 180 árvores, promovendo conforto térmico, sombreamento e redução de ilhas de calor. Já a estratégia de tratamento da água inclui wetlands – os chamados “jardins filtrantes” –, utilizam plantas para melhorar a qualidade ambiental do fluxo de água do canal.