Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital de Oriximiná realizou 206 sessões de hemodiálise em pacientes da UTI em 2025

Unidade oferece assistência integral, gratuita e humanizada à população, e conta com a atuação de equipe multiprofissional no Baixo Amazonas

Por Governo do Pará (SECOM)
30/01/2026 11h59

O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) realizou, ao longo de 2025, um total de 206 sessões de hemodiálise em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O procedimento é essencial para pacientes críticos com insuficiência renal aguda ou crônica descompensada, pois permite a remoção de toxinas, do excesso de líquidos e a correção de desequilíbrios metabólicos.

Um dos pacientes atendidos pelo serviço é Robério Lisboa Braga, garimpeiro de 40 anos, morador do município de Trairão. Ele está internado há 12 dias no HRMJ e realiza sessões regulares de hemodiálise.

“Minhas sessões de hemodiálise estão sendo ótimas. Estou melhorando bem desde que fui transferido para cá e estou satisfeito com o tratamento”, relatou o paciente.
O protocolo de hemodiálise em UTI tem como objetivo o tratamento da Lesão Renal Aguda (LRA) ou de quadros crônicos descompensados, sempre com foco na estabilidade hemodinâmica do paciente crítico.

De acordo com o médico, Valmir Crestani, nefrologista do HRMJ, o serviço funciona de forma integrada à assistência hospitalar. “Nosso serviço de hemodiálise hospitalar atende pacientes internados na UTI. A hemodiálise é realizada à beira do leito, com equipamentos próprios para o ambiente hospitalar, garantindo segurança, agilidade e continuidade do cuidado ao paciente crítico”, afirmou.

O médico destacou ainda o trabalho da equipe multiprofissional. “Toda a operação é realizada por equipe especializada, seguindo protocolos rigorosos de qualidade e controle de infecção, sempre em alinhamento com a equipe médica assistente. O objetivo é oferecer suporte renal imediato, contribuindo para a estabilização clínica e melhor evolução do paciente durante a internação”, completou.

As sessões de hemodiálise para pacientes internados no HRMJ são realizadas desde fevereiro de 2025, conforme explica a Coordenadora Assistencial da UTI, a enfermeira Yasmin Franco.
“Ao longo de 2025 realizamos 206 sessões de hemodiálise em pacientes críticos atendidos na UTI. Pacientes provenientes de outros municípios que chegam transferidos com doença renal crônica ou desenvolvem a lesão renal aguda durante a internação, além das descomensações metabólicas graves".

Yasmim Franco complementou: "A diálise é inserida no processo terapêutico com o objetivo de restabelecer o fluxo renal e contribuir para a estabilidade clínica. Com o objetivo de substituir temporariamente a função renal dos rins promovendo a remoção de toxinas e correção de distúrbios hidroeletrolíticos e ácidos base. O serviço de hemodiálise no HRMJ é direcionado apenas para pacientes assistidos em nossa unidade que se enquadrem nas situações acima citadas”.

Os pacientes atendidos via ambulatório que necessitam de hemodiálise são encaminhados para outras unidades hospitalares da rede SUS.

Unidade de referência da Calha Norte
O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) é uma unidade de média e alta complexidade, referência para a região da Calha Norte. A instituição conta com 26 leitos de enfermaria, 16 leitos de acolhimento e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), oferecendo assistência integral, gratuita e humanizada à população. A unidade é 100% SUS e dispõe de uma equipe multiprofissional formada por profissionais de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e serviço social.

Uéliton Martins, analista de comunicação