Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROSEL UEPA

Calouras ocupam os primeiros lugares no Prosel 2026 da Universidade do Estado do Pará

Uepa mantém tradição no divulgação dos resultados de Processos Seletivos

Por Guaciara Freitas (UEPA)
30/01/2026 12h19
Camille Azevedo Vaz festeja a aprovação em 1º lugar no Processo Seletivo 2026 da Universidade do Estado do Pará (Uepa)

Três mulheres são as primeiras colocadas do Processo Seletivo da Universidade do Estado do Pará 2026 (Prosel Uepa 2026) com as notas do Enem. Camille Azevedo Vaz, Sofia Farias Cerceau e Ingrid Rebeca de Morais Soares, são, respectivamente, o primeiro, o segundo e o terceiro lugar do Vestibular que teve quase 50 mil inscritos nas diversas regiões do Pará. Já no Processo Seletivo Específico Quilombolas-Indígenas, os primeiros colocados foram Diego William Nascimento Lima, Murilo Cardoso Contente e Flávia Regina de Azevedo. Tanto no Prosel Enem 2026 como no específico, os primeiros colocados garantiram suas vagas no curso de Medicina, em Belém, Marabá e Santarém, os cursos que obtiveram as melhores notas no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) divulgado no último dia 19.

Camille Vaz fez questão de escutar a leitura do listão divulgado pela Uepa hoje, 30, às 9h, na reitoria da instituição. Ela contava com a aprovação e se fez presente na festa organizada pela Uepa para receber os calouros aprovados com banho de cheiro, Dj MeGusta e Carreta Furacão. Com apenas 17 anos, a primeira colocada geral do Prosel 2026 afirma ter certeza de sua vocação para se tornar médica, embora ainda não tenha pensado em uma especialidade a seguir. Ela conta que a preparação foi intensa e que veio direto do convênio, sem fazer cursinho. “Agora eu só estou feliz em ter passado”, comemora.

Aprovada em Ciências Biológicas, Luiza Faro ganha uma chuva de ovos da irmã Sophia Faro e amigas na Uepa em Belém

Representações de movimentos quilombolas também estiveram presencialmente na reitoria da Uepa na manhã desta sexta-feira, para acompanhar a divulgação do Prosel Específico Quilombola-Indígenas. Carlene Printes, da coordenação das Associações Remanescentes de Quilombos do Estado do Pará - Malungo afirmou que “é segundo ano consecutivo de inserção de estudantes de quilombolas dentro da Uepa e que a reitoria nos fez convite para acompanhar essa divulgação e festejar com o nosso povo também essa conquista. Enquanto movimento quilombola, a gente sabe que a política de ações afirmativas só acontece a partir da provocação do movimento. E no ano retrasado a gente conseguiu a inserção. Então, assim, como nós provocamos e ajudamos a construir, nada mais justo do que nós também estarmos presentes nesse momento”. Carlene também ressalta que além de acompanhar esse momento de ingressos, as associações também estão atentas à permanência desses alunos na universidade.

Atenção à matrícula

Depois de “sextarem” com a comemoração do listão que pode marcar o início de uma mudança de vida, através da formação acadêmica em uma universidade pública, gratuita e de qualidade, comprometida com a inclusão e forte presença no interior, os calouros devem realizar a pré-matrícula on-line . A pré-matrícula on-line, ocorre de 31 de janeiro a 2 de fevereiro e a confirmação presencial: de 2 a 4 de fevereiro para cotistas; de 5 a 6 de fevereiro para ampla concorrência. 

No Prosel 2026, 83,31% das inscrições confirmadas foram de candidatos isentos do pagamento da taxa de inscrição.

Cursos mais concorridos e vagas ofertadas:

Em 2026, considerando a relação candidato/vaga, os cursos mais disputados são:

●        Biomedicina (Belém) – 69,52 candidatos por vaga (30 VAGAS)

●        Fisioterapia (Belém) – 65,90 candidatos por vaga (40 VAGAS)

●        Medicina (Belém) – 62,24 candidatos por vaga (100 VAGAS)

Ao todo, o Prosel 2026 oferta 3.810 vagas, preenchidas por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, além de 99 vagas adicionais destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD), reafirmando o compromisso institucional com a inclusão e a equidade no acesso ao ensino superior.

Processos Específicos sinalizam as ações de uma universidade inclusiva

A Uepa também divulgou o listão dos processos seletivos específicos de Licenciatura em Música e Licenciatura em Letras-Libras. Michael da Silva Evangelista, Gustavo Henrique Araújo França Coelho e Dorgival Lohan Monteiro Ribeiro foram os primeiros colocados em Música para os campi de Belém e Santarém. Breno Jorge Zeferino Monteiro, Hellen Christine SObral Diniz e Vitória Barreto do Carmo ocuparam os primeiros lugares no curso de Letras-Libras.

O Processo Seletivo para Licenciatura em Letras-Libras, com turmas em Belém, oferta vagas destinadas a pessoas surdas, com deficiência auditiva e ouvintes com conhecimento básico em Libras.

Já a Licenciatura em Música receberá novos estudantes nos campi de Belém, Santarém, Bragança e Marabá, ampliando o acesso à formação artística e cultural em diferentes regiões do estado.

O Processo Seletivo Específico para Indígenas e Quilombolas disponibiliza uma vaga para indígenas e uma vaga para quilombolas em cada um dos 104 cursos da Uepa. Neste PSE, houve aumento de 93% no número de inscritos, um grande avanço na busca pelo acesso e na ampliação à educação superior aos povos tradicionais.

Essas seleções são voltadas a candidatos que concluíram o Ensino Médio, mas que não realizaram o Enem no ano anterior.

Dados Detalhados:

Inscritos

●  Prosel/ ENEM 2026: 49.405

●  Prosel Específico de Música: 588

●  Prosel Específico de Libras: 305

●  Prosel Específico Quilombolas Indígenas: 811

 Total: 51.109

 ●  96% das inscrições confirmadas são de candidatos residentes no Pará;

● Candidatos que cursaram o ensino médio em Escola do Púbica no Pará: 74,78%

 Candidatos classificados por cotas – Prosel Enem:

●  1.912 candidatos declararam ser de baixa-renda: 50,02%

●  1.478 candidatos declarados negros, indígenas ou quilombolas ocuparam vagas: 38,67%

●    328 candidatos declarados PcD’s ocuparam: 8,58% 
 
Acesse os resultado dos Processos Seletivos da Uepa aqui