Governo do Pará entrega mais de 1,5 mil benefícios do programa "Sua Casa" em Belém
Com investimento recorde, iniciativa alcança a marca de 30 mil famílias contempladas em um ano, promovendo dignidade habitacional e aquecendo a economia local
O governo do Estado, por meio da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), entregou, nesta sexta-feira (30), 1.533 benefícios habitacionais "Sua Casa" para famílias de Belém, na capital paraense. O governador Helder Barbalho que, junto com a vice-governadora Hana Ghassan, realizou a entrega dos cheques, destacou a importância de mais essa entrega.
“Alcançamos a expressiva marca de 30 mil famílias contempladas entre o ano de 2025 e janeiro de 2026. Com essa iniciativa, asseguramos moradias mais dignas e, simultaneamente, impulsionamos o setor da construção civil, o que reflete diretamente na geração de emprego, renda e no fortalecimento da nossa economia. Celebramos hoje o impacto positivo na vida dessas famílias e reafirmamos nosso compromisso de avançar ainda mais, garantindo que o programa ‘Sua Casa’ chegue a quem mais precisa”, pontuou o governador, em ato na Usina da Paz do Guamá.
A vice-governadora Hana Ghassan fez um alerta para quem recebe o benefício habitacional "Sua Casa". “Orientamos que os beneficiários façam suas cotações normalmente nas lojas de materiais de construção e, apenas no ato do fechamento, apresentem o cheque do programa. É fundamental não aceitar cobranças de taxas adicionais ou preços diferenciados pelo uso do benefício, uma vez que esses recursos são a reversão dos impostos pagos pela própria população em melhorias diretas para o cidadão”, explicou Hana.
O Programa Habitacional "Sua Casa" não é um financiamento, é uma doação feita pelo poder Executivo estadual. No ato da compra na loja de material de construção, o valor integral recebido na venda, por meio do "Sua Casa", é abatido do ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) que as empresas pagam ao governo.
O diretor-presidente da Cohab, Manoel Pioneiro, detalhou que mais essa entrega recorde para a capital paraense é o investimento que o governo do Estado faz na melhoria da qualidade de vida de quem mais precisa. “Estamos trabalhando para melhorar a habitação do povo do Estado do Pará, inclusive eliminando as construções de madeira precárias, que estão mais sujeitas a risco de incêndios”, pontuou Pioneiro .
O programa Habitacional "Sua Casa" tem como objetivo garantir recursos para que as famílias possam reduzir o déficit habitacional com a construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação da unidade habitacional. A iniciativa estadual também garante também recursos para a contratação da mão de obra do pedreiro que executa o serviço. O valor para cada família pode chegar a R$ 21 mil.
Quem recebe o "Sua Casa" tem a certeza de uma vida melhor. Para a dona de casa Marciane dos Santos, a sexta-feira foi um dia especial, pois ela vive em uma casa de um único compartimento “e agora vou ampliar minha casa, fazer cozinha, quarto, sala e dar uma vida melhor para minha família”, disse ela, que compartilha a vida com uma família de cinco pessoas.
Para a aposentada Maria Raimunda Ramos, o dia foi de realização de um sonho da vida toda. “Minha casa não tem mais nenhuma condição de eu viver lá, está caindo, e vou poder reconstruir tudo com essa ajuda, sou muito grata por esse cheque”, disse.
